Yellen cita tragédia no RS em anúncio de Parceria sobre Clima de Estados Unidos e Brasil | Brasil

O Diretório
por O Diretório
3 Leitura mínima

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, citou a tragédia do Rio Grande do Sul no anúncio da Parceria sobre Clima dos Estados Unidos e do Brasil, ao lado do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

O texto da Declaração conjunta sobre a Parceria sobre o Clima do Ministério da Fazenda e do Tesouro dos Estados Unidos começa justamente com a menção às enchentes no Rio Grande do Sul, que “tiveram um impacto devastador no extremo sul brasileiro”.

“Nós expressamos nossas condolências aos familiares daqueles que morreram nesse desastre e reconhecemos que o governo brasileiro está trabalhando arduamente para ajudar as centenas de milhares de pessoas que continuam desalojadas”, notou o texto, citando o evento como exemplo para a necessidade da ação conjunta.

“O reconhecimento das graves crises ambiental e climática enfrentadas por todas as nações é parte da motivação de nossa ação conjunta para endereçar a mudança climática e para endossar as oportunidades que tal enfrentamento apresenta para apoiar transições justas e o desenvolvimento econômico”.

A secretária do Tesouro americano reforçou os laços de Brasil e Estados Unidos e a defesa de um desenvolvimento sustentável e inclusivo, além do esforço recente dos dois governos na área do clima.

“O anúncio de hoje também mostra um esforço significativo de Tesouro e Fazenda nos últimos anos. Desde a administração Biden, há uma cooperação próxima de Estados Unidos e Brasil em prioridades compartilhadas relacionadas com o clima e o meio ambiente”, disse.

Em sua fala, Yellen destacou as quatro prioridades de ação conjunta de Estados Unidos e Brasil: cadeias de suprimento de energia limpa; mercados de carbonos de alta integridade; finanças da natureza e da biodiversidade; e fundos climáticos multilaterais.

“Vemos muitos ganhos em uma ação conjunta. Esse acordo aprofunda nossa colaboração em clima”, notou a americana.

Fernando Haddad destacou que há uma agenda ampla de trabalho para avançar em uma matriz energética mais limpa. “Queremos trabalhar mais juntos e dar o exemplo em cooperação internacional.”

O ministro também disse acreditar que a parceria entre os dois países possa render medidas concretas em breve. “As equipes estão trabalhando nas diretrizes no que deve ser o interesse comum. Diretrizes devem se transformar em ações concretas em breve”, afirmou.

Janet Yellen, Secretária do Tesouro dos Estados Unido, so lado do ministro da Fazenda, Fernando Haddad — Foto: Diogo Zacarias/MF/Fotos: Diogo Zacarias/MF

Fonte: Externa

Compartilhe esse artigo