X suspende contas que revelaram suposta identidade de cartunista neonazista

O Diretório
por O Diretório
7 Leitura mínima

O X (antigo Twitter) suspendeu e bloqueou contas de jornalistas e pesquisadores que revelaram a suposta identidade de um cartunista neonazista conhecido como Stonetoss. A ação veio após um apelo do próprio Stonetoss feito a Elon Musk diretamente na plataforma.

elon musk twitter x
(Imagem: Camilo Concha / Shutterstock)

Uma thread publicada na rede social na semana passada pela conta Anonymous Comrades Collective, grupo de pesquisa antifascista, afirmou que o perfil Stonetoss pertence a um homem chamado Hans Kristian Graebener. O artista se popularizou entre as comunidades de extrema-direita há cerca de sete anos, quando começou a publicar cartuns com linguagem racista, homofóbica e antissemita.

Se você gostou desse post, não esqueça de compartilhar:

Jornalistas se uniram para descobrir identidade do cartunista neonazista

O Anonymous Comrades vem trabalhando há anos e já desmascarou outros extremistas e, além de descobrir a identidade de Stonetoss, também ligou o perfil a outro cartunista anônimo chamado Red Panels, encontrando um e-mail vinculado a Graebener usado para registrar contas do Red Panels na plataforma de extrema-direita Gab.

A thread com as informações foi deletada após Stonetoss apelar a Musk – que, no passado, compartilhou uma versão alterada de um cartum do artista. “Se a ideia de Elon de um site com ‘liberdade de expressão’ permite que as pessoas sejam intimidadas ao silêncio, o resultado será um site onde a Stasi [antiga polícia da Alemanha Oriental] expulsará todos os dissidentes”, escreveu o cartunista.

Elon Musk
(Imagem: Frederic Legrand – COMEO/Shutterstock)

O X também bloqueou as contas de dezenas de outros usuários, incluindo pesquisadores e jornalistas, ordenando que excluíssem os tweets mencionando Graebener para recuperar o acesso às contas.

Steven Monacelli, jornalista investigativo do Texas Observer, teve sua conta suspensa, e falou sobre o ocorrido ao Wired. “Isso é completamente arbitrário e, de acordo com os padrões da própria comunidade do Twitter, um nome nunca é considerado informação privada. […] Usuários que fazem isso com pessoas da esquerda não são apenas seguidas [por Musk], mas também impulsionadas por ele.”

Até o momento, Graebener não se pronunciou sobre as descobertas dos pesquisadores.



Fonte: Externa

Compartilhe esse artigo