A presença dos festivais de música no calendário brasileiro mostra como o interesse e adesão do público têm levado ao crescimento desse segmento.
De janeiro a dezembro, eventos como Lollapalooza e Rock in Rio levarão milhares de pessoas a apresentações de artistas brasileiros e internacionais.
De acordo com o levantamento Mapa dos Festivais, da Bananas Music, há 14 festivais de grande porte – eventos com público superior a 80 mil pessoas – já agendados para 2024. Alguns dos eventos já foram realizados entre janeiro e março.
Entre os eventos estão o Universo Spanta e o Festival de Verão de Salvador, que, em janeiro, levaram juntas cerca de 200 mil pessoas aos gramados dos festivais.
Para este ano, estão previstos ainda grandes festivais, como Rock The Mountain, Rock in Rio e Festival de Inverno do Rio.
Os “superfestivais” estão concentrados na região Sudeste, sendo as cidades do Rio e de São Paulo palco de metade deste tipo de evento. Apenas Salvador (BA), Xangrilá (RS) e Brasília (DF) receberão festivais de grande porte fora do eixo Rio- São Paulo.
O gênero musical mais presente nos “superfestivais” é a música brasileira em seus diversos estilos, como MPB, Samba, Sertanejo e Pop. A música internacional é o ritmo subsequente seguido pela Eletrônica, Rock e Hip Hop.
Em relação ao preço, o levantamento considera os valores dos primeiros lotes. É perceptível a ampla faixa de preços com valores iniciais na casa da dezena de reais ao tíquetes mais caros na faixa de milhares de reais. De acordo com o levantamento, o ingresso mais caro é o do Lollapalooza e o mais barato é o Funn Festival.