Uma van futurista de seis rodas inspirada em filmes de ficção pode estrear em 2025. O modelo “parrudo” é uma criação de uma das empresas da Xpeng, promete rodar em terrenos difíceis e conta com um “truque” inusitado na manga (ou melhor, no porta-malas): uma aeronave elétrica de dois lugares.
- A AeroHT, controlada pela montadora chinesa, apresentou a van “diferentona” pela primeira vez em outubro passado.
- O modelo ganhou o nome de Land Aircraft Carrier (ou LAC) e o apelido de carro voador modular.
- Se trata de um veículo todo-o-terreno com seis rodas, semelhante a uma van, mas capaz de levar e lançar uma aeronave eVTOL dobrável, a X-3F.
- A companhia ainda precisa do sinal verde dos reguladores para desenvolver o conceito de veículo dois em um.
- Na CES 2024, a empresa mostrou uma prévia do veículo e confirmou que agora a van irá passar pelo processo de homologação na China.
A proposta do conceito é conseguir rodar em trilhas pesadas e continuar o passeio usando a aeronave para alcançar locais onde a van não consegue chegar, o que até então era impossível. Segundo a Xpeng, o modelo também pode ser adaptado para uso em operações de busca e resgate em locais afastados, onde o pequeno eVTOL pode servir para acessar áreas intransitáveis.
A van 6×6 também é elétrica e conta com sistema de direção nas rodas traseiras que melhora a manobrabilidade. A cabine, por sua vez, tem espaço para até cinco pessoas. Já o módulo aéreo X3-F tem capacidade de decolagem e pouso vertical e suportará voos em baixa altitude.
A aeronave atraca e até carrega quando está acoplado na van “nave-mãe”. Sua cabine panorâmica oferece 270 graus de visão:
Detalhes como alcance, potência e tempo de carregamento ainda não foram revelados. Vale destacar que a Xpeng é uma força multibilionária na China que aposta alto em tecnologias avançadas. O projeto da AeroHT só reforça as ambições da montadora de sair na frente no segmento de carros voadores e veículos multiuso.
Lançamento
A pré-venda da van com carro voador embutido deve começar ainda este ano até o quarto trimestre, diz a AeroHT. As entregas, por sua vez, devem começar no quarto trimestre de 2025.
Vale mencionar que a aeronave X-3F, que acompanha o automóvel, já passou por uma fase de certificação no fim de março pela Administração de Aviação Civil da China. Agora, segue para a próxima fase: conseguir o certificado de aeronavegabilidade para então iniciar os primeiros testes de voo.
Resta saber qual tipo de licença o motorista deve ter para rodar com um “brinquedo” como esse nas ruas e no ar. A promessa da Xpeng é de criar uma nova classe de “supertransportadores” para uso pessoal.