Tailândia aprova lei sobre casamento igualitário | Mundo

O Diretório
por O Diretório
1 Leitura mínima

O Senado da Tailândia aprovou nesta terça-feira (18) um histórico projeto de lei de igualdade matrimonial, abrindo caminho para que o país se torne o primeiro do sudeste asiático a reconhecer o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Após a aprovação no Senado, multidões comemoraram pelas ruas do país, acenando bandeiras nas cores do arco-íris e jogando buquês coloridos no ar. Nas redes sociais, ativistas receberam mensagens de apoio de todo o mundo.

A lei altera referências a “homens”, “mulheres”, “maridos” e “esposas” para termos neutros como “cônjuge” e “pessoa”. Os casais terão igual acesso ao casamento, bem como os mesmos direitos em áreas como adoção de crianças, consentimento para cuidados de saúde e herança.

Com isso, a Tailândia se tornará o terceiro país da Ásia onde casais do mesmo sexo podem se casar, após Taiwan e Nepal, e o primeiro no sudeste asiático. Em outubro, a Suprema Corte da Índia recusou-se a conceder reconhecimento legal aos casamentos entre pessoas do mesmo sexo, afirmando que isso deveria ser decidido pelo Parlamento.

Participantes da Parada do Orgulho LGBT, em Bangkok, Tailândia, seguram cartazes em apoio ao casamento igualitário — Foto: Sakchai Lalit/AP

Fonte: Externa

Compartilhe esse artigo