O resultado da balança comercial do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos em janeiro e fevereiro ficou positivo em US$ 5 milhões, bem acima do superávit de US$ 1,7 milhão registrado no primeiro bimestre do ano passado, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).
Apesar do resultado positivo, a Abihpec afirma que os números ficaram abaixo das projeções, refletindo fatores como a queda de 25,5% nas exportações para a Argentina, principal parceiro comercial.
A expectativa é de que nos próximos meses as exportações cresçam e atinjam patamares similares aos de 2023, segundo o presidente-executivo da Abihpec, João Carlos Basilio.
De acordo com a entidade, os países da América Latina seguem como principais destinos de exportações, como México, Colômbia, Chile e Peru. Já na Europa, Portugal também foi mercado de destaque.
As categorias com maior volume de exportações no início deste ano foram produtos para cabelos, sabonetes e cremes para pele.