A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, parabenizou no sábado (20) a drag queen taiwanesa Nymphia Wind por vencer o reality show RuPaul’s Drag Race. Ela se tornou a primeira pessoa do Leste Asiático a obter esse feito.
Tsai e a sua legenda, o Partido Democrático Progressista, são consideradas aliadas dos direitos da comunidade LGBTQ+ e transformaram a ilha em um bastião dos valores liberais.
Em 2019, Taiwan legalizou o casamento de pessoas do mesmo sexo, tendo sido o primeiro país da Ásia a aprovar tal política.
“Parabéns para você, Nymphia Wind, por ser tão talentosa na difícil arte de ser drag, e por ser a primeira taiwanesa a ir ao palco e vencer o RuPaul’s Drag Race”, escreveu Tsai, em inglês, no X, anteriormente conhecido como Twitter.
“Após ser coroada rainha, você afirmou ‘Taiwan, isto é para você’. Taiwan te agradece por viver tão destemidamente.”
Congratulations to you, Nymphia Wind @66wind99, for being so accomplished in the difficult art form of drag, and for being the first Taiwanese to take the stage and win on @RuPaulsDragRace.
Right after being crowned queen, you said “Taiwan, this is for you.”
Taiwan thanks you… https://t.co/hrbG7Vnovd— 蔡英文 Tsai Ing-wen (@iingwen) April 20, 2024
A capital de Taiwan, Taipei, recebe todo mês de outubro a maior parada do orgulho LGBTQ+ do Leste Asiático. No ano passado, o vice-presidente, Lai Ching-te, que venceu as eleições em janeiro para ser o próximo presidente do país, participou do evento e se tornou a autoridade de governo mais sênior a participar do evento.