Você deve conhecer a Renault. Porém, se a primeira coisa que vem a mente quando pensa na marca são os carros, você pode começar a estar errado. A montadora francesa resolveu ampliar suas opções de mobilidade e, no Salão Internacional do Automóvel de Genebra, apresentou alguns conceitos diferentes: duas bicicletas diferentonas, uma prancha de surf, um veleiro e um jet ski.
Novos projetos da Renault
Os conceitos foram apresentados durante o evento automotivo na Suíça.
As cinco novidades foram feitas em uma parceria da Renault com cinco startups francesas, batizada de 5 Movements (5 movimentos, em tradução livre). Segundo o site Ride Apart, a intenção era criar soluções de mobilidade para todos os tipos de terreno: água, neve, asfalto e terreno off-road.
Conheça os conceitos:
Jet ski
O jet ski foi batizado de Searacer (algo como “corredor do mar”, em tradução livre) e desenvolvido em parceria com Flavien Neyertz, CEO da startup francesa Searider.
A Renault não divulgou as especificações do modelo, mas diz que ela vem com um motor elétrico de alta densidade, é versátil e foi projetado especificamente para o uso em esportes aquáticos.
Bicicletas da Renault
- A primeira bicicleta (a da capa da matéria) é, na verdade, um snow mobile;
- Chamada de Moonbike, ela foi criada em parceria com Nicolas Muron, CEO e fundador da empresa Moon Bikes;
- O que sabemos é que ela vem com um esqui na frente e chega a uma velocidade máxima de 40 km/h. Além disso, tem um design sem cinto e sem corrente que facilita a manutenção;
- Da neve para a terra, a segunda bicicleta foi batizada de Evol BMX e desenvolvida em parceria com Olivier Le Quellec, fundador da Evol Bike;
- Trata-se de uma bicicleta elétrica estilo BMX, alimentada por um motor de 500 W e com uma velocidade máxima de 45 km/h;
- A Renault a descreve mais como uma bicicleta urbana do que como um veículo de acrobacias off-road.
Veleiro
O veleiro talvez seja a novidade mais diferentona da Renault até agora.
O modelo foi criado junto de Antoine Simon, da Reverso, e batizado de Reverso Sailing Dinghy. Ele é compacto, com 3,4 x 1,45 metros, e pode ser desmontado em quatro partes para facilitar o armazenamento e transporte.
Não está claro se o veleiro é elétrico, com algum tipo de motorização, ou se a vela é a única forma de locomoção.
Prancha de surf da Renault
A última invenção apresentada no evento automotivo foi uma prancha de surf. Batizada de Plume Foil, ela foi feita em parceria com o designer Etienne Monbereau.
Como é possível ver pela foto divulgada pela Renault, o modelo não é nada tradicional: ela vem com um motor elétrico capaz de impulsionar o surfista, que pode nadar até em águas paradas.
A prancha pesa menos de 30 kg, chega a uma velocidade máxima de 35 km/h e pode ser transportada facilmente.