A rede social X, do bilionário Elon Musk, informou neste sábado (17) que vai encerrar as operações no Brasil. Num post publicado na própria rede, o comunicado da empresa diz que a medida se deve a decisões judiciais do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o X, em despacho, Moraes teria ameaçado multar e prender a responsável pelo escritório da companhia no Brasil, Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição, por descumprimento de determinações judiciais. A empresa afirma, contudo, que o serviço continuará disponível para os usuários no país. O Valor procurou o] STF, que ainda não se manifestou.
Nos últimos dias, o ministrou tomou decisões em que determinava que o X bloqueasse perfis que teriam publicado mensagens consideradas antidemocráticas ou de ódio contra autoridades. A rede social teria descumprido as decisões. Moraes havia elevado a multa em caso de descumprimento da medida para R$ 1,4 milhão por dia, relacionada a sete contas na rede.
Em abril, Musk fez uma série de ataques a Moraes, ameaçando reativar contas na plataforma que haviam sido bloqueadas antes de ele comprar a empresa, que se chamava Twitter. No comunicado, o X afirma que. “para proteger a segurança de nossa equipe, tomamos a decisão de encerrar nossas operações no Brasil, com efeito imediato” e acusou o ministro afirmando que “suas ações são incompatíveis com um governo democrático”.