Como constatado na comparação de preços entre o Mustang vendido nos EUA e no Brasil, o mercado automotivo americano é conhecido por oferecer preços mais baixos. Veículos que são “ostentação” por aqui, costumam aparecer nos Estados Unidos por uma fração do valor praticado no Brasil. Outro exemplo é o Chevrolet Camaro, um dos principais rivais do esportivo da Ford.
Quanto custa um Camaro nos EUA?
Como estão posicionados no mesmo patamar, o Camaro sai quase pelo preço de um Mustang 2024 de entrada. A versão mais básica, com motor V6 de 3.6 litros, custa US$ 30.900, segundo o site da Chevrolet US.
Considerando a média de salário mínimo de US$ 1.276 no país, um Camaro de entrada sai em média por 24 meses de trabalho.
Preço do Camaro no Brasil
- Apesar de não estar disponível no Brasil, o Camaro “basicão” custaria sem impostos quase R$ 156 mil (ou 110 salários mínimos brasileiros).
- A Chevrolet seguiu os passos da Ford é optou por disponibilizar atualmente uma versão topo de linha e limitada do esportivo por aqui: a Camaro Collection.
- O modelo conta com motor V8 de 6.2 litros, 461 cavalos, 62,9 Kgfm de torque e custa a partir de R$ 521.390 (ou 370 salários mínimos), segundo a página da Chevrolet Brasil.
- Um modelo próximo custa a partir de US$ 73,695 nos EUA, cerca de R$ 371 mil em conversão direta, quase R$ 150 mil a menos que o preço praticado no Brasil.
Afinal, por que o Camaro é tão caro no Brasil?
O comparativo de valores entre carros vendidos no exterior e no Brasil normalmente vão apresentar disparidades. O motivo principal é um velho conhecido, a alta carga de impostos e taxas. No caso do Camaro, por exemplo, incide o imposto de 35% referente a importação.
Mesmo sobre um carro fabricado no Brasil, incidem o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins). Além disso, o motorista deve pagar anualmente o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e licenciamento.
Parte desses tributos, inclusive, incidem de uma maneira que os economistas chamam de cascata, ou seja, são cobrados em todas as fases da cadeia de produção e distribuição dos veículos. Isso significa que um mesmo imposto pode ser cobrado em duas ou mais etapas, desde a confecção das autopeças, montagem do veículo, transporte e na venda no varejo, na concessionária.
Como é o Camaro vendido atualmente no Brasil?
O Camaro Collection é vendido no Brasil na cor ‘preto global’ e vem equipado com motor V8 6.2 de 461 cavalos. A transmissão é automática de dez velocidades, com 0 a 100 km/h em 4,2 segundos. A série é limitada e marca o fim da produção da geração atual do modelo.
Segundo a Chevrolet, o esportivo conta com recursos como a função controle de largada, que “entrega uma aceleração ainda mais responsiva e imediata dependendo da intensidade do toque no pedal“.