Quando é Sexta-feira Santa em 2025? | Brasil

O Diretório
por O Diretório
5 Leitura mínima

O feriado de Sexta-feira Santa será no dia 18 de abril de 2025. A data, que lembra a crucificação de Jesus Cristo, antecederá outro feriado, o de Tiradentes, na segunda-feira, 21.

“Não é só deixar de comer carne; é permitir que o dinheiro dessa carne, que alimentaria a casa e a família, se torne um ato de caridade com aqueles que não têm o que comer. O jejum e abstinência são compromisso com a mudança interior”, afirma Felipe Cosme Damião Sobrinho, doutor em Teologia e professor da PUC-SP e da Faculdade Municipal de São Caetano do Sul.

Qual o significado da Sexta-feira Santa?

Para a Igreja Católica, a Sexta-feira Santa simboliza a Paixão do Senhor, momento em que Jesus Cristo foi torturado, crucificado e morto para salvar a humanidade. A partir disso, a humanidade pôde sentir o amor de Deus e o convite à solidariedade e à transformação pessoal.

Conforme narra a Bíblia, foi em uma sexta-feira que Jesus Cristo foi condenado à crucificação. Na véspera, quinta-feira, traído por Judas Iscariotes, ele foi levado à prisão após a Última Ceia.

Jesus foi julgado por Sinédrio, sob acusação de blasfêmia por se dizer Filho de Deus, e levado a Pôncio Pilatos para determinar sua pena. O povo de Israel pediu a condenação de Jesus à morte, momento em que Pilatos faz o famoso gesto de lavar as mãos e cede à pressão popular.

Jesus foi crucificado e morto às 15 horas. Nesse horário, as igrejas celebram a principal cerimônia do dia, a Paixão do Senhor. Por esse motivo, os cristãos não comem carne vermelha durante a Sexta-feira Santa.

“A Sexta-Feira da Paixão direciona nosso olhar para a Cruz do Senhor, expressão do amor de Deus por nós, marco de uma nova aliança entre Ele e a humanidade, selada pelo sacrifício redentor de seu Filho”, escreve Dom João Santos Cardoso, arcebispo de Natal (RN), em um artigo da CNBB.

O que acontece na Semana Santa

A Sexta-feira Santa, ou Sexta-feira da Paixão, é um dos momentos do chamado Tríduo Pascal. O período começa na quinta-feira à noite e caracteriza o que teólogos chamam de “única celebração em três momentos”.

Mas os católicos começam a se preparar para essa celebração desde o domingo anterior. O teólogo Felipe Cosme Damião Sobrinho explica o que acontece na Semana Santa:

  • Domingo de Ramos: celebração da entrada de Jesus Cristo em Jerusalém;
  • Segunda, terça e quarta-feira: celebração da Piedade Popular, em que os fiéis se preparam para o Tríduo Pascal, com penitências e meditação de textos dos evangelhos que falam sobre a crucificação;
  • Quinta-feira: início da única celebração em três dias, com a Ceia do Senhor;
  • Sexta-feira: celebração da Paixão do Senhor, à tarde;
  • Sábado: fim do Tríduo Pascal, com a celebração da Solene Vigília Pascal e proclamação da ressurreição de Jesus Cristo;
  • Domingo de Páscoa: primeiro dia da semana do Tempo Pascal.

Sexta-feira Santa e Corpus Christi são a mesma coisa?

A Sexta-feira Santa e o Corpus Christi são duas datas católicas que são feriados no Brasil. No entanto, ocorrem em dias diferentes e têm significados distintos

Em 2025, a Sexta-feira Santa ocorrerá em 18 de abril. Já Corpus Christi acontecerá em 19 de junho.

O Corpus Christi foi instituído em 1264 pelo papa Urbano IV, motivado pelas dúvidas acerca do significado da presença real de Jesus na eucaristia.

“A celebração da Sexta-feira Santa é na quinta-feira, marcada por um despojamento, celebração velada. Não há grande manifestação pública da fé na eucaristia. Por isso, depois das celebrações pascais, foi instituída a festa de louvor eucarísticos: há procissões públicas, manifestação alegre e festiva da presença de Jesus na eucaristia e, a partir da fé, um compromisso com a vida, com os pobres, com a superação da fome”, explica Damião Sobrinho.

Para saber o dia de Corpus Christi, é preciso definir quando será o domingo de Páscoa, que deve ocorrer obrigatoriamente após a primeira lua cheia do equinócio (de outono, no Hemisfério Sul, e de primavera, no Hemisfério Norte). Uma vez conhecido o dia da Páscoa, conta-se 60 dias para celebrar o Corpus Christi — assim, o feriado pode cair entre 21 de maio e 24 de junho.

Quais são os feriados de 2025

Fonte: Externa

Compartilhe esse artigo