Prefeito do Rio espera piora da chuva no domingo; Petrópolis decreta emergência | Brasil

O Diretório
por O Diretório
3 Leitura mínima

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, informou na manhã de hoje que a expectativa para este sábado (23) é de que as chuvas na cidade sejam mais fracas, mas o acumulado ainda gera preocupação, já que pode provocar deslizamentos nas encostas.

O acumulado de chuvas e a previsão de continuidade levaram a prefeitura de Petrópolis, na região serrana do Rio, a decretar situação de emergência no município na noite de ontem. Em nota, a prefeitura informa que houve mais de 150 ocorrências registradas pela Defesa Civil na cidade nas últimas 24 horas e três óbitos confirmados pelo Corpo de Bombeiros.

O governador do Rio, Claudio Castro, esteve em Petrópolis ontem (22) e informou que as equipes resgataram pelo menos 90 pessoas com vida nas ocorrências relacionadas às chuvas. “Reforçamos nossos esforços com bombeiros especializados em salvamento em desastres e cães farejadores para apoiar nas buscas em Petrópolis, Teresópolis e demais regiões afetadas”, disse o governador em postagem nas redes sociais.

A diretora do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), Regina Célia dos Santos Alvalá, afirma que ainda chove em Petrópolis na manhã deste sábado, mas que a frente fria está se deslocando para o sul de Minas Gerais e do Espírito Santo. Segundo a especialista do órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), as medidas de respostas foram eficazes para evitar tragédias maiores: “As previsões de riscos que o Cemaden disseminou foram acertadas. Choveu muito no Rio, na Baixada Fluminense, na Serra e no norte do Estado. Felizmente, o Estado estava melhor preparado e as ações de respostas foram mais eficazes.”

“Em Petrópolis, onde continua chovendo, houve 75 deslizamentos e várias famílias tiveram que deixar suas casas e ir para abrigos. O número de mortes foi consideravelmente baixo em vista dos grandes acumulados de chuvas”, disse a diretora ao Valor.

Alvalá afirma que é importante manter as medidas de prevenção na região: “Ainda continua chovendo em algumas cidades. Com o solo encharcado, é preciso continuar os cuidados, pois a previsão é de chuvas até o domingo.”

Alagamento na região central do Rio após forte chuva na sexta-feira — Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Fonte: Externa

Compartilhe esse artigo