Os 10 melhores filmes de 1994 disponíveis nos streamings

O Diretório
por O Diretório
15 Leitura mínima

Que tal relembrarmos os grandes filmes que foram lançados há 30 anos? O ano de 1994 foi emblemático para o cinema. Várias produções lançadas nesse ano acabaram marcando a cultura popular e foram extremamente influentes. 

A seguir, compilamos alguns dos melhores filmes de 1994. Listamos longas-metragens que se encontram disponíveis nos serviços de streaming no Brasil para você poder assistir! Confira abaixo!

Se você gostou desse post, não esqueça de compartilhar:

Melhores filmes de 1994 para ver on-line

Um Sonho de Liberdade

The Shawshank Redemption (1994) / Crédito: Columbia Pictures (divulgação)

Baseado em uma novela de Stephen King, “Um Sonho de Liberdade” conquistou ao longo dos anos desde seu lançamento uma enorme quantidade de admiradores. 

Atualmente (e há muito tempo), “Um Sonho de Liberdade” é o filme de maior classificação no IMDb. 

Dirigido por Frank Darabont, o filme segue um banqueiro (Tim Robbins) condenado à prisão perpétua por um crime que ele diz não ter cometido. Contudo, ele faz amizade com um prisioneiro veterano (Morgan Freeman) e elabora um plano de fuga da cadeia.

  • Disponível para assinantes do Max.

Através das Oliveiras

Zire darakhatan zeyton (1994) / Crédito: CiBy 2000, Abbas Kiarostami Productions, Farabi Cinema (divulgação)

Escrito e dirigido pelo renomado cineasta iraniano Abbas Kiarostami, “Através das Oliveiras” é o último filme da aclamada trilogia de Koker. O filme foi amplamente elogiado pela mídia especializada, tendo presença constante em várias listas dos melhores filmes dos anos 90. 

Com uma abordagem metalinguística em relação aos filmes anteriores da trilogia, a trama de “Através das Oliveiras” segue a realização de um filme em uma pequena cidade no norte do Irã.

  • Disponível para assinantes do Telecine.

Exótica

Exotica (1994) / Crédito: Alliance Communications Corporation (divulgação)

Pérola cult, “Exótica” é uma produção canadense escrita e dirigida por Atom Egoyan. O filme fez sucesso de bilheteria em seu país de origem e foi bem recebido pela crítica. 

Os elogios foram direcionados para a estrutura enigmática do filme, o estudo psicológico dos personagens e sua carga erótica. Premiado, ‘Exótica’ ganhou prêmios como o FIPRESCI no Festival de Cannes e oito Genie Awards. 

A trama se passa principalmente em um clube de strip em Toronto chamado Exótica. O filme segue vários personagens, cujas histórias vão se ligando ao longo da narrativa.

  • Disponível para assinantes do Belas Artes à La Carte e NOW.

Velocidade Máxima

Speed (1994) / Crédito: Star+ (divulgação)

O quinto filme de maior bilheteria de 1994, “Velocidade Máxima” também foi bem recebido pela crítica. Além disso, o longa também ganhou dois prêmios técnicos no 67º Oscar: Melhor Edição de Efeitos Sonoros e Melhor Som. 

O suspense conta com a direção de Jan de Bont e é estrelado por Keanu Reeves, Dennis Hopper, Sandra Bullock, Joe Morton e Jeff Daniels. A trama segue um ônibus que não pode diminuir a velocidade, pois uma bomba instalada por um psicopata explodirá.

  • Disponível para assinantes do Star+.

Pulp Fiction – Tempos de Violência

Pulp Fiction (1994) / Crédito: Miramax Films (divulgação)

Considerado por muitos especialistas como o filme mais importante e influente dos anos 90, “Pulp Fiction” mudou os paradigmas de Hollywood após o seu impactante lançamento. 

Escrito e dirigido por Quentin Tarantino (que criou a história ao lado de Roger Avery), o filme é elogiado por suas referências à cultura pop, diálogos verborrágicos e narrativa não linear. Sucesso estrondoso de crítica e público, “Pulp Fiction” ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes e o prêmio de Melhor Roteiro Original no 67º Oscar. 

Cena de Bruce Willis em Pulp Fiction, de Quentin Tarantino
(Imagem: Reprodução/IMDb)

O filme é estrelado por John Travolta, Samuel L. Jackson, Bruce Willis, Tim Roth, Ving Rhames e Uma Thurman. A trama acompanha várias histórias entrelaçadas de crime e violência de forma não linear.

  • Disponível para assinantes do Netflix e Telecine.

Ed Wood 

Ed Wood (1994) / Crédito: Star+ (divulgação)

Dirigido por Tim Burton, essa comédia é uma cinebiografia do cineasta Ed Wood, reconhecido como o pior diretor de cinema da história. Johnny Depp protagoniza como o peculiar diretor. Martin Landau, Sarah Jessica Parker, Patricia Arquette, Jeffrey Jones, Lisa Marie e Bill Murray completam o elenco. 

A trama acompanha a paixão de Ed Wood pelo cinema e o período em que ele realizou seus principais filmes. Além disso, a obra aborda a relação de Ed com o lendário ator Bela Lugosi (Landau) em seus últimos anos de vida. 

Ed Wood (1994) / Crédito: Star+ (divulgação)

O filme foi aclamado pela crítica e é considerado um dos melhores trabalhos da carreira de Tim Burton e Johnny Depp. O longa ainda ganhou duas estatuetas no 67º Oscar: Melhor Ator Coadjuvante para Landau e Melhor Maquiagem. 

  • Disponível para assinantes do Star+.

PomPoko – A Grande Batalha dos Guaxinins

Heisei tanuki gassen ponpoko (1994) / Crédito: Toho, Netflix (divulgação)

Produzido pelo Studio Ghibli, “PomPoko” é uma animação japonesa dirigida pelo renomado mestre Isao Takahata. A produção recebeu muitos elogios pela sua técnica de animação, elementos de fantasia e comentários socioambientais. 

A história se passa no Japão contemporâneo e segue um grupo de tanuki, criaturas místicas do folclore japonês. Os tanukis têm uma formidável habilidade: a capacidade de se transformar em várias formas, incluindo humanos. 

Contudo, essas criaturas se veem ameaçadas pela expansão urbana que está destruindo seu habitat natural. Determinados a resistir a essa invasão, eles lançam uma série de planos e truques para salvar sua floresta e preservar seu modo de vida.

  • Disponível para assinantes do Netflix.

O Novo Pesadelo – O Retorno de Freddy Krueger

Wes Craven’s New Nightmare (1994) / Crédito: HBO Max (divulgação)

Wes Craven introduziu uma nova abordagem ao cinema de terror nos anos 90 com filmes autoconscientes dos clichês do gênero, metalinguísticos e que faziam referências a outras obras cinematográficas. 

O exemplo mais famoso é “Pânico”, mas tudo começou com este sétimo filme da série “A Hora do Pesadelo”. Não fazendo parte da mesma continuidade dos filmes anteriores, a trama deste longa retrata Freddy Krueger como um vilão fictício que invade o mundo real. Krueger passa a assombrar o elenco e a equipe envolvidos na produção dos filmes da franquia. 

O vilão Freddy Krueger / Crédito: New Line (Divulgação)

No entanto, embora tenha sido elogiado pela crítica, o filme decepcionou nas bilheterias. Contudo, o longa é visto como um dos melhores da franquia e da filmografia de Craven.

  • Disponível para assinantes do Max.
Interview with the Vampire (1994) / Crédito: Warner Bros. (divulgação)

Baseado no romance de mesmo nome de Anne Rice, “Entrevista com o Vampiro” foi um sucesso comercial. Além disso, o filme foi bem recebido pela crítica e recebeu duas indicações ao Oscar. 

O elenco estelar inclui Tom Cruise, Brad Pitt, Kirsten Dunst, Christian Slater, Antonio Banderas e Stephen Rea. A performance de Dunst, ainda criança, recebeu muitos elogios. 

A trama conta a história de Louis de Pointe du Lac (Pitt), um homem que afirma ser um vampiro. Ele conta sua jornada desde o século 18 para um repórter (Slater) no final do século 20.

  • Disponível para assinantes do Amazon Prime Video.

Quatro Casamentos e Um Funeral 

Four Weddings and a Funeral (1994) / Crédito: Rank Film Distributors (divulgação)

Além do sucesso de bilheteria no Reino Unido, a comédia romântica “Quatro Casamentos e Um Funeral” é reconhecida pela crítica como uma das mais importantes produções britânicas do século 20. 

O filme ainda lançou o ator Hugh Grant ao estrelato internacional. Com sua performance, Grant ganhou o Globo de Ouro de Melhor Ator – Musical ou Comédia e o BAFTA Award de Melhor Ator. Falando em BAFTA, o filme ainda ganhou na mesma edição Melhor Filme, Melhor Direção (Mike Newell) e Melhor Atriz Coadjuvante (Kristin Scott Thomas). 

A trama acompanha um solteirão (Grant) e seu grupo de amigos ao longo de quatro casamentos e um funeral. Durante os eventos, o sujeito se relaciona com uma bela americana (Andie MacDowell).

  • Disponível para assinantes do Amazon Prime Video.



Fonte: Externa

Compartilhe esse artigo