ONU adota primeira resolução global sobre uso seguro da inteligência artificial | Mundo

O Diretório
por O Diretório
1 Leitura mínima

A Assembleia Geral da ONU aprovou nessa quinta-feira (21) a primeira resolução global sobre a inteligência artificial (IA), dando apoio a um esforço internacional para garantir que a nova tecnologia beneficie todas as nações, respeite os direitos humanos e seja segura.

Além disso, o texto convoca os membros da ONU e outras nações a ajudar os países em desenvolvimento a acessar os benefícios da transformação digital e dos sistemas de AI seguros, incluindo para a detecção de doenças, a previsão de enchentes, o auxílio aos agricultores e o treinamento da próxima geração de trabalhadores.

Resolução de “histórica”

A vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, e o conselheiro de Segurança Nacional, Jake Sullivan, chamaram a resolução de “histórica” por estabelecer princípios para o uso seguro da IA, informou a “Associated Press” (AP).

“A inteligência artificial deve estar no interesse público, deve ser adotada e avançada de uma maneira que proteja todos de possíveis danos e garanta que todos possam desfrutar de seus benefícios”, disse Harris em um comunicado.

Fonte: Externa

Compartilhe esse artigo