Onda de calor: São Paulo registra temperaturas acima de 34ºC

O Diretório
por O Diretório
3 Leitura mínima

O sábado (16) foi de calor em todo o estado de São Paulo, com a capital registrando 35ºC, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A Defesa Civil municipal da cidade de São Paulo manteve o alerta para altas temperaturas.

De acordo com as medições do Inmet, a temperatura mais elevada no estado foi na cidade de Registro, com 38,9ºC. A cidade de Tupã registrou a segunda maior, com 37,5ºC; enquanto Lins marcou 37,3ºC.

A Defesa Civil estadual também reforçou os alertas para a onda de calor, orientando as defesas civis municipais a realizarem pontos de hidratação. Na capital, equipes da Defesa Civil se concentram, a partir das 11h, na Praça da República, região central da cidade. Neste sábado (16), a umidade relativa do ar ficou abaixo de 40%.

Pelas previsões do órgão estadual para este domingo (17), a região metropolitana de São Paulo deve ter máximas de 35ºC com sensação térmica de 38ºC. No Vale do Ribeira, os termômetros podem chegar a 37ºC com sensação de 38ºC. No interior do estado, em São José do Rio Preto e Araçatuba, as máximas podem chegar a 39ºC com sensação térmica de 40ºC.

O final do verão no estado de São Paulo deve ser marcado por dias de calor com chuvas. No domingo, o calor somado a umidade e a circulação de ventos deve favorecer as formações de nuvens carregadas.

Segundo a Climatempo, o dia deve começar ensolarado e abafado, mas com pancadas de chuva já no início da tarde. Na região sul e oeste do estado, as rajadas de vento podem passar de 70km/h, e são esperados temporais com raios. A segunda-feira (18) tende a ser como o domingo, com maiores volumes de chuvas no litoral sul e na serra da Mantiqueira.

A partir de terça-feira (19) os temporais ganham intensidade e se estendem inclusive para a cidade de São Paulo e todo o leste do estado. Vale lembrar que a onda de calor que atinge todo o sudeste deve se estender até a próxima quarta-feira (20). Ainda segundo a Climatempo, a partir de quinta-feira (21), uma frente fria deve se aproximar do estado.

(*Sob supervisão de Carolina Figueiredo)

Fonte: Externa

Compartilhe esse artigo