Novo Google? TikTok conquista a geração Z como ferramenta de busca

O Diretório
por O Diretório
7 Leitura mínima

O TikTok é o novo Google. Pelo menos, para a geração Z – pessoas nascidas entre 1995 e 2010. É o que apontam estudos de big techs dos Estados Unidos. Um estudo interno do Google apontou, em 2022, que 40% dos jovens usavam a rede social chinesa como ferramenta de busca. Agora, numa pesquisa da Adobe, o número subiu para 64%.

Para quem tem pressa:

De um lado, o Google segue no topo dos mecanismos de busca mais usados. De outro, as pesquisas realizadas pelas big techs em questão mostram uma mudança de hábitos entre os jovens na hora de buscar e consumir informações na internet – em parte, graças ao algoritmo e formato de vídeos curtos do TikTok.

Se você gostou desse post, não esqueça de compartilhar:

TikTok: o novo Google (?)

Pessoa segurando celular enquanto o aplicativo do TikTok abre
(Imagem: phBodrova/Shutterstock)

A preferência pelo TikTok diminui com o avanço da idade nas gerações. A rede social oferece uma abordagem mais direta e menos demorada para encontrar informações, em contraste com as buscas tradicionais do Google, que podem entregar principalmente “textões”.

Em resposta ao sucesso do TikTok, o Google desenvolve mudanças em seu mecanismo de busca, incorporando inteligência artificial (IA) generativa à plataforma – já em testes no Brasil. Aliás, isso pode mudar tudo para a big tech.

Casal deitado na cama usando celular
(Imagem: Freepik)

Porém, buscar informações no TikTok também apresenta desafios, como um acervo de informações mais limitado e maior risco de encontrar informações falsas, devido ao volume massivo de conteúdo publicado diariamente.

Assim, a crescente popularidade do TikTok para buscas reflete a necessidade de os usuários desenvolverem um senso crítico mais apurado ao filtrar e avaliar as informações encontradas na plataforma.



Fonte: Externa

Compartilhe esse artigo