Nova norma sobre poluição luminosa é tema do Olhar Espacial

O Diretório
por O Diretório
8 Leitura mínima

Poluição luminosa é o tipo de poluição causada pela luz artificial excessiva ou obstrutiva. Ela interfere nos ecossistemas, provoca efeitos negativos à saúde, ilumina a atmosfera das cidades reduzindo a visibilidade das estrelas e interfere na observação astronômica.

Além de ofuscar as estrelas e privar as pessoas do acesso a um céu estrelado, a poluição luminosa pode alterar o comportamento de pássaros, insetos e várias outras espécies de animais que habitam as cidades ou regiões próximas.

Desde 2012, o Brasil tem uma norma sobre Iluminação Viária. Doze anos se passaram, e agora a NBR 5101 está na quarta edição. Esta nova revisão ganhou um capítulo especialmente dedicado à questão da poluição luminosa.

Isso, graças aos esforços da arquiteta urbanista especialista em iluminação Silvia Maria Carneiro de Campos. Representante da Dark Sky Association no Brasil e Presidente da Comissão de Poluição Luminosa da União Brasileira de Astronomia, ela é a convidada desta sexta-feira (12) do Programa Olhar Espacial, para falar em detalhes sobre as modificações feitas na norma.

Silvia Maria Carneiro de Campos é a convidada desta sexta-feira (12) do Programa Olhar Espacial. Crédito: Arquivo pessoal

Com Pós Graduação em Iluminação e Design de Interiores e Master em Arquitetura & Iluminação, Silvia desenvolve pesquisas que denunciam os impactos ambientais que a luz artificial provoca ao ser humano e à natureza. Atuando no mercado de iluminação desde 2008, ela tem diversas publicações em diferentes veículos, sendo recentemente nomeada presidente da Comissão de Poluição Luminosa da União Astronômica Brasileira (UBA).

Certificada em Acessibilidade pela SMPD-SP, é colaboradora da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) no comitê de acessibilidade CB-40 e do comitê CB-03 COBEI, participando da revisão das normas ABNT 5101 (Iluminação Pública) e 5413 (Iluminação de ambientes de trabalho, atual ABNT ISO/CIE 8995-1). 

Além disso, atua como professora de iluminação em cursos de Pós Graduação em diversas instituições e executa projetos luminotécnicos para diversos segmentos.

Se você gostou desse post, não esqueça de compartilhar:

Como assistir ao Programa Olhar Espacial

Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia – APA; membro da SAB – Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros – BRAMON e coordenador nacional do Asteroid Day Brasil, o programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h (horário de Brasília), pelos canais oficiais do veículo no YouTubeFacebookInstagramTwitter (X)LinkedIn e TikTok, além do canal por assinatura Markket (611-Vivo, 56 -Sky e 692-ClaroTV).



Fonte: Externa

Compartilhe esse artigo