O presidente da Argentina, Javier Milei, enviou pela segunda vez uma carta ao presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Fontes do Itamaraty informaram que o documento foi entregue, nesta segunda-feira (15), pela chanceler do país vizinho, Diana Mondino, ao Ministro das Relações Exteriores, Mauro Viera.
Segundo integrantes da diplomacia brasileira, nessa carta, Milei pontua a “centralidade” das relações bilaterais entre os países para a Argentina.
O envio de correspondências em uma viagem oficial é comum na diplomacia. Na primeira carta encaminhada por Milei, em novembro de 2023, o presidente argentino convidou Lula a comparecer à cerimônia de sua posse.
Na ocasião, Lula declinou do convite e o Brasil foi representado por seu ministro das Relações Exteriores.
Vieira e Mondino já se encontraram duas vezes no Brasil. Na primeira visita, no ano passado, a chanceler argentina ainda não havia sido nomeada.
Desta vez, segundo o Itamaraty, a reunião bilateral com a representante do governo da Argentina tratou de temas como a infraestrutura física nas fronteiras, a cooperação em assuntos de energia e de defesa, a hidrovia Paraguai-Paraná, além do fortalecimento do Mercosul e dos processos de integração regional.