A Região Metropolitana conta com um total de 14.370 vagas para cursos gratuitos no Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs). O processo seletivo para ingresso em cursos técnicos e especializações técnicas está com inscrições abertas até 9 de maio, e todo o processo é realizado pela internet, com uma taxa de R$ 40.
Todas as formações oferecidas, segundo divulgado pelo Centro Paula Souza (CPS), autarquia que administra as Etecs, são gratuitas, sem cobrança de mensalidades.
As unidades da Região Metropolitana abrangem diversas cidades como Arujá, Barueri, Diadema, Guarulhos, Mauá, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, entre outras. Além disso, a capital conta com uma oferta de 9.225 vagas, distribuídas por suas diversas regiões.
As vagas são destinadas às Escolas Técnicas e às classes descentralizadas, como unidades que funcionam com cursos técnicos em parcerias com prefeituras e Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
O candidato tem a opção de escolher entre a modalidade presencial, semipresencial ou on-line, conforme a disponibilidade de cada curso. Na modalidade online, não há uma delimitação de vagas para cada polo da Educação a Distância (EaD). Os candidatos são classificados de acordo com a totalidade da oferta.
Os interessados em participar do processo seletivo devem acessar o site vestibulinhoetec.com.br até o dia 9 de maio, preencher a ficha de inscrição e pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 40. Após o pagamento, a inscrição será efetivada. Todas as informações necessárias e detalhes sobre a documentação estão disponíveis na Portaria do processo seletivo e no Manual do Candidato.
As Etecs também oferecem estrutura para realização da inscrição, mediante contato prévio com a unidade.
Etecs e Centro Paula Souza (CPS)
O Centro Paula Souza (CPS) é a autarquia do Governo do Estado de São Paulo responsável pela administração das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), além das classes descentralizadas, em cerca de 360 municípios.
Atualmente, as Etecs atendem mais de 226 mil alunos nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio, enquanto o número de matriculados nas Fatecs nos cursos de graduação tecnológica supera 96 mil estudantes. A instituição também oferece Formação Continuada e Pós-graduação (stricto sensu e lato sensu).