Jovens são mais felizes que os mais velhos? Veja o que diz a ciência

O Diretório
por O Diretório
8 Leitura mínima

Quando a ciência compara o nível de felicidade entre os mais jovens e os mais velhos, podemos imaginar diferentes motivos, como o tempo de experiência que traz uma satisfação real da vida, ou até mesmo, o privilégio de ainda ter muito tempo para realizar metas e sonhos.

Contudo, nem sempre o óbvio é o mais exato e os mais velhos nem sempre começam a sentir-se mais feliz a partir da aposentadoria. Mas então, quais motivos tornam os mais jovens ou mais velhos mais felizes? E quais das gerações está desbravando à vida com mais alegria? Confira a seguir.

Se você gostou desse post, não esqueça de compartilhar

De acordo com um estudo do Bank of America, feito com dados do instituto de pesquisa Nielsen, as pessoas ficam mais felizes conforme elas envelhecem, devido a diferentes fatores, como a aceitação da velhice.

No entanto, isso não significa que a felicidade das pessoas deva aumentar a cada aniversário, pois o estudo também descobriu que os menores níveis de felicidade e bem-estar aparecem por volta dos 50 anos, idade em que as pessoas começam a se preocupar sobre aposentadoria, envelhecimento e problemas de saúde.

Ou seja, nem sempre os mais velhos de uma forma geral estarão felizes em todas as fases. De acordo com a pesquisa, o nível de felicidade na população de 80 anos. Por outro lado, os jovens de 20 anos estão no segundo lugar desse ranking de felicidade.

De acordo com o Bank of America, isso acontece pelo fato de que esses jovens estarem sentindo a sensação de terem muita vida pela frente, o que traz um sentimento de segurança com relação ao futuro financeiro.

Outra pesquisa publicada no Jornal de Psiquiatria Clínica e divulgado pela revista Time revelou que apesar das desvantagens físicas que vêm com o envelhecimento, as pessoas mais velhas na realidade são mais felizes do que os jovens adultos.

Além disso, na pesquisa também foi apontado que as pessoas de 20 a 30 anos reportavam níveis mais elevados de depressão, ansiedade, estresse, além do menor nível de felicidade, satisfação e bem-estar.

O que a ONU relata sobre a felicidade dos mais velhos e os jovens

Imagem: Jacob Lund – Shutterstock

Recentemente, a ONU divulgou seu ranking de felicidade mundial e trouxe ainda mais informações sobre a felicidade de acordo com a idade das pessoas.

Segundo o estudo, em média, os mais velhos, que nasceram antes de 1965, estão mais felizes do que quem nasceu de 1980 para cá. Por outro lado, os jovens brasileiros foram considerados mais felizes do que a população mais velha.

Outro dado importante do estudo, mostra que o Brasil subiu cinco posições e aparece agora em 44º lugar. Em último está o Afeganistão, que está enfrentando uma guerra devastadora.



Fonte: Externa

Compartilhe esse artigo