O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho, que indica “grande perigo”, para onda de calor que atinge as regiões Sul e Sudeste e para chuvas no estado do Rio Grande do Sul.
O aviso para onda de calor vai deste sábado (16) até a segunda-feira (18), às 18h. São afetados todo o norte do estado do Paraná, e quase a totalidade dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. (confira abaixo as áreas ameaçadas).
Segundo o instituto, há risco à saúde humana por consequência do fenômeno. A única instrução é o contato com a defesa civil.
Já o aviso para acumulado de chuva no Sudoeste do Rio Grande do Sul acaba às 18h deste sábado. Segundo o Inmet, há risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, deslizamentos de encostas.
As instruções são desligar aparelhos elétricos, quadro geral de energia, observar alteração nas encostas, permancer em local abrigado, e, em caso de situação de inundação, ou similar, proteger pertences. Também é indicado contato com Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.
Áreas afetadas por calor intenso:
Norte Pioneiro Paranaense, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Leste de Mato Grosso do Sul, Bauru, Piracicaba, Ribeirão Preto, Araçatuba, Noroeste Paranaense, Marília, Norte Central Paranaense, Sudoeste de Mato Grosso do Sul, Araraquara, Pantanais Sul Mato-grossense, Itapetininga, Assis, Centro Norte de Mato Grosso do Sul, Metropolitana de Curitiba, Centro Oriental Paranaense, Campinas.
Áreas afetadas por chuvas:
Sudoeste Rio-grandense, Centro Ocidental Rio-grandense