O presidente da distrital de Chicago do Federal Reserve (Fed), Austan Goolsbee, disse nesta sexta-deira (23) que a política monetária americana se encontra nesse momento em seu nível mais apertado em décadas, à medida que a inflação está caindo, o que eleva o juro real.
Em entrevista à CNBC direto do resort de Jackson Hole, Goolsbee não quis se comprometer com o momento ou o tamanho do corte de juros, mas afirmou que todas as condições requeridas para o início dos cortes foram atingidas. “Tudo o que tinha que acontecer para podermos cortar os juros, aconteceu”, disse
Goolsbee sugeriu, no entanto, que os cortes serão graduais ao dizer que haverá múltiplos cortes de juros no próximo ano-calendário e que, segundo ele, daqui a um ano, provavelmente os cortes ainda estarão acontecendo.
Ele disse também que o mercado de trabalho está desacelerando e apoia o fato de o Fed estar mais preocupado com o aumento do desemprego neste momento. “Temos que ter cuidado com o lado do mercado de trabalho no nosso mandato”. Já sobre a inflação, Goolsbee disse que ela está no caminho para atingir os 2%. “Não acho que a inflação ficará presa acima de 2%”, disse.