Conteúdo:
A Great Wall Motors (GWM) está mais perto de trazer para o Brasil o seu carro elétrico inspirado no Fusca, o Ora Ballet Cat. A empresa chinesa conseguiu anular uma liminar da Volkswagen que travava o registro do veículo no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).
Entenda o caso GWM x Volkswagen
- Em novembro de 2021, a GWM conseguiu registrar dois modelos no INPI: o conceito Ora Punk Cat e o Ora Ballet Cat, a versão mais recente do EV. Ambos fortemente inspirados no visual do VW Fusca.
- O embate com a montadora alemã começou em agosto de 2022, quando a empresa solicitou na justiça a anulação dos registros.
- Como justificativa, a Volkswagen citou que os carros elétricos são uma “cópia escancarada do icônico Fusca“, violando as leis de concorrência do Brasil.
- Em fevereiro de 2023, o pedido da VW foi aceito, com validade até 4 de março de 2024.
- Em março deste ano, a GWM conseguiu reverter a decisão, alegando que o Fusca deixou de ser produzido no Brasil em 1996, por isso o argumento de concorrência desleal não procede.
- A VW já entrou com embargo contra o pedido GWM há duas semanas, mas o caso ainda não foi julgado.
- As informações são da página O Globo.
Fusca chinês mais perto do Brasil?
Apesar da decisão, a GWM ainda não confirmou quando ou se planeja trazer o modelo inspirado no Fusca para o Brasil. Vale mencionar que a empresa ficou conhecida por aqui por vender automóveis até pelo Mercado Livre.
Como é o GWM Ora Ballet Cat
- O Fusca chinês elétrico é um pouco maior que o original, são 4,4 m de comprimento (contra 4 metros do Fusca), 1,88 m de largura, 1,63 m de altura e 2,75 m de entre-eixos.
- O espaço extra permitiu acomodar quatro portas e oferece mais conforto para quem vai no banco traseiro.
- As opções de potência vão desde 174 cavalos até uma configuração com motor duplo, capaz de gerar 544 cavalos.
- No ciclo chinês, a autonomia estimada pode chegar a 500 km por carga.
O Fusca, por sua vez, se despediu do mercado globalmente em 2019. Chegaram a circular rumores de uma possível versão elétrica do carro, o que por enquanto parece fora dos planos da VW.
Compartilhe esse artigo