Os principais bancos japoneses estão competindo por cerca de 58 trilhões de ienes (US$ 377 bilhões) em depósitos bancários herdados que deverão sair dos credores regionais nos próximos 30 anos. Os grandes bancos dos centros monetários estão ansiosos por expandir as suas bases de depósitos, à medida que as taxas de juros começam a subir novamente, mas os seus esforços poderão desferir um sério golpe nos seus rivais rurais, muito menores.
Embora o credor local tenha registado um aumento anual nos depósitos, a taxa de crescimento está diminuindo. Ele está preocupado com futuras saídas de fundos, uma vez que muitos dos seus depositantes são idosos e as suas poupanças podem ir para outro lugar depois de o seu dinheiro ser repassado.
De acordo com uma estimativa do Sumitomo Mitsui Trust Bank, 58 trilhões de ienes de ativos financeiros herdados serão transferidos para Tóquio e para as províncias vizinhas de Kanagawa, Chiba e Saitama, de outras partes do país, durante os próximos 30 anos. Em uma base líquida, a entrada está prevista em 38 trilhões de ienes. Mais de 30% dos bens familiares em 17 províncias, incluindo Nara, Akita e Ehime, poderiam deixar essas províncias, segundo o banco.
“A área de Tóquio é como um buraco negro em termos de atração de fundos”, disse Mika Aoki, alto funcionário do Sumitomo Mitsui Trust Bank. “A concentração de bens familiares na região irá aprofundar-se.”
Quando as pessoas nas cidades herdam ativos financeiros dos seus pais no campo, os credores regionais são muitas vezes incapazes de impedir que o dinheiro flua para rivais maiores, devido às suas forças de vendas e áreas de serviço limitadas.
Os depósitos pendentes em bancos shinkin em todo o Japão totalizaram 162 trilhões de ienes em fevereiro, um aumento de 160 bilhões de ienes no ano, de acordo com o Banco Central de Shinkin, a organização guarda-chuva dos bancos shinkin. Mas a taxa de crescimento desacelerou para 0,1%.
O saldo dos depósitos aumentou até 8% em determinados meses de 2020 a 2021, devido ao apoio financeiro do governo durante a pandemia, mas alguns bancos shinkin estão agora registrando saídas de depósitos à medida que os beneficiários de empréstimos com juros zero ou quase zero começaram a reembolsar suas dívidas.
Das 11 regiões do Japão, os depósitos caíram em Tohoku, Hokuriku, Chugoku e três outras regiões, desde novembro do ano passado. Se os depósitos diminuírem para os bancos shinkin como um todo, será a primeira vez que isso acontecerá em 21 anos.
No JA Bank, uma unidade do Sindicato Central das Cooperativas Agrícolas, ou JA-Zenchu, os depósitos começaram a cair em maio de 2023, diminuindo ano após ano durante nove dos 10 meses até fevereiro de 2024. Os bancos Shinkin e o JA Bank são fortes nas zonas rurais, onde a população está envelhecendo.
“Vamos buscar depósitos”
Grande parte do dinheiro herdado está sendo transferida para grandes bancos centrais monetários. Os depósitos pendentes em grandes bancos aumentaram 15 trilhões de ienes no ano até fevereiro, de acordo com o Banco do Japão (BoJ). Os depósitos em bancos regionais, que são menores do que os bancos dos centros monetários, mas têm alcance mais amplo do que os bancos shinkin, aumentaram globalmente, mas alguns credores regionais começaram a registrar descidas nos depósitos.
“Vamos buscar depósitos”, pediu Masahiro Kihara, presidente e CEO do grupo Mizuho Financial Group, aos funcionários, depois que o Banco do Japão encerrou sua política de juros negativos em março, percebendo uma oportunidade.
Quando as taxas de juros eram extremamente baixas, muitos bancos consideravam os depósitos onerosos, uma vez que o número de objetivos de investimento rentáveis era limitado; se os fundos excedentários fossem estacionados no banco central, estavam sujeitos a uma taxa negativa de 0,1%.
O fim da política de taxas negativas do Banco do Japão alterou o cálculo. Três megabancos – MUFG Bank, Sumitomo Mitsui Banking Corp. e Mizuho Bank – aumentaram as taxas de juros sobre depósitos ordinários de 0,001% para 0,02%. Eles também aumentaram as taxas sobre depósitos a prazo para obter fundos de longo prazo.
Os bancos online também estão arrecadando depósitos, graças a programas de incentivos favoráveis ao consumidor e a taxas de juro relativamente elevadas. Os depósitos pendentes no Rakuten Bank totalizaram 10,31 trilhões de ienes em dezembro, um aumento de 1,47 trilhão de ienes em relação ao ano anterior.
O número de contas no banco ultrapassou 14 milhões e continua aumentando. Se os clientes estiverem satisfeitos com os serviços oferecidos pelos bancos on-line, eles não poderão abrir contas em credores locais.
Os depósitos são a base do negócio bancário , pois constituem a principal fonte de fundos. Um declínio nos depósitos torna mais difícil para os credores assumirem riscos e aproveitar oportunidades lucrativas, ao mesmo tempo que limita a sua capacidade de lidar com empréstimos inadimplentes e ajudar mutuários empresariais necessitados. O fim do acesso fácil aos depósitos poderá levar a uma grande mudança no sistema bancário regional do Japão.