G20: Live debate importância da questão de gênero para o desenvolvimento | G20 no Brasil

O Diretório
por O Diretório
3 Leitura mínima

Os jornais Valor Econômico e “O Globo” e a rede de rádio CBN realizam nesta quarta-feira (27), às 11h, a Live “Empoderamento de Mulheres: por que a questão de gênero é crucial ao desenvolvimento?”. O evento é parte do “G20 no Brasil”, projeto especial de cobertura dos eventos que marcam a presidência brasileira do grupo de maiores economias do planeta.

Este ano, pela primeira vez em mais de 20 anos de existência do G20, há um grupo de trabalho voltado para o debate das políticas de combate à desigualdade de gênero, com foco no crescimento da economia global e no desenvolvimento sustentável. A ideia é que esse grupo reúna sugestões de políticas e prioridades para os negociadores do G20, para que a questão de gênero seja incluída no documento final do G20.

O grupo de trabalho (GT) Empoderamento de Mulheres tem como objetivo fortalecer o debate sobre gênero e a disseminação das melhores práticas e políticas públicas para a promoção dos direitos de mulheres e meninas, de maneira a alcançar o quinto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que é alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. Como pontos principais do debate, o GT aponta a desigualdade no mercado de trabalho, a economia dos cuidados, a misoginia e a violência e a justiça climática.

Mais do que um fórum dedicado ao tema, no entanto, chama a atenção no G20 deste ano a incorporação da questão de gênero em diferentes frentes, tanto nas trilhas oficiais de trabalho quanto nos grupos de engajamento da sociedade civil, num olhar de transversalidade do tema.

A Força-Tarefa da Aliança contra a Pobreza e a Fome, por exemplo, reforça que mulheres e meninas são desproporcionalmente mais afetadas pela fome e pela desnutrição. Já o Grupo de Trabalho (GT) Comércio e Investimentos coloca a participação das mulheres no comércio internacional como uma de suas prioridades. Dentro do B20, há um Conselho de Ações voltado para a questão de gênero. E há também o W20, voltado especificamente para o tema.

A Live vai tratar sobre os pontos principais da questão de gênero, as políticas que podem favorecer a redução das desigualdades e contribuir para o desenvolvimento e as chances de o tema ser incluído no documento final do G20, entre outros aspectos.

O projeto G20 no Brasil tem o governo do Estado do Rio de Janeiro como Estado anfitrião, Rio capital do G20 como cidade anfitriã, patrocínio de JBS e realização dos jornais Valor Econômico e “O Globo” e rádio CBN.

Fonte: Externa

Compartilhe esse artigo