O duelo entre Cruzeiro e Atlético-MG neste domingo (7), às 15h30, no Mineirão, será o 100° clássico entre os rivais no século. O confronto vai definir o campeão mineiro de 2024.
No século, o Cruzeiro leva vantagem contra o Atlético-MG. Ao todo, foram 40 vitórias da Raposa e 31 triunfos do Galo, além de 28 empates entre os rivais. Desde 2001, o Cruzeiro já marcou 144 gols em clássicos. Já o Alvinegro balançou as redes 125 vezes.
No jogo de ida, na Arena MRV, os rivais empataram por 2 a 2. O Galo abriu 2 a 0 no primeiro tempo, mas levou o empate na etapa final.
Para a segunda partida da decisão, o Cruzeiro joga pelo empate no centésimo clássico do século para conquistar o título. Já o Atlético-MG precisa da vitória para levantar a taça.
Palco do segundo jogo da final do Mineiro, o Gigante da Pampulha é o estádio que mais recebeu clássicos no século. No geral, foram 63 partidas, com 29 vitórias do Cruzeiro e 16 vitórias do Atlético-MG, além de 18 empates.
De 2001 para cá, os dois clubes de maior torcida em Minas Gerais mediram forças em sete estádios: Mineirão, Independência, Arena do Jacaré, Parque do Sabiá, Ipatingão, Arena MRV e Centenário (Montevidéu, no Uruguai).