Em um mundo onde a tecnologia está sempre ao alcance, um hábito aparentemente inofensivo pode estar contribuindo para problemas de saúde inesperados.
Especialistas alertam que um hábito diário no banheiro pode aumentar o risco de desenvolver hemorroidas, entre outras complicações de saúde.
Um estudo, realizado por pesquisadores da Universidade Yuzuncu Yl, na Turquia, e publicado na National Library of Medicine, confirmou esse risco.
O que leva uma pessoa a ter hemorroidas?
Segundo o estudo, usar o celular no banheiro pode aumentar o risco de desenvolver hemorroidas. Isso porque, ao ficar longos períodos sentados no vaso sanitário, criamos uma pressão adicional nos vasos sanguíneos ao redor do ânus, aumentando o risco de hemorroidas.
Ao analisar cerca de 100 pacientes com e sem hemorroida, entre 16 e 65 anos, durante sete meses, os estudiosos viram que as pessoas que costumam levar o celular para o banheiro, acabam por continuar fazendo força para evacuar mesmo quando já não é necessário.
A pressão pode inflamar ou inchá-las, potencializando o surgimento de hemorroidas, que são protuberâncias formadas pelo aumento desses vasos sanguíneos.
Hábito no banheiro pode causar outras condições
A permanência prolongada nessa posição, muitas vezes incentivada pelo uso do celular, também pode aumentar a probabilidade de prolapso retal – uma condição em que partes do intestino se projetam para fora do ânus.
Além disso, o formato do assento do vaso sanitário contribui para uma pressão adicional na área, potencializando o risco.
Qual o maior causador da hemorroida? Alguns fatores podem aumentar as chances de hemorroidas, como:
- Constipação crônica;
- Esforço excessivo durante a evacuação;
- Gravidez;
- Obesidade;
- Sedentarismo;
- Alimentação pobre em fibras;
- Por fim, presença de casos de hemorroidas na família.
Como saber se a pessoa tá com hemorroida?
- Coceira;
- Sangramento resultante do rompimento das veias anais;
- Dor ou ardor durante ou após a evacuação;
- Saliência palpável no ânus.
Afinal, como evitar a condição?
- Limite o tempo: evite passar longos períodos sentado no vaso sanitário. Recomenda-se limitar a permanência a cerca de dez minutos por sessão para evitar o acúmulo de sangue nas veias retais.
- Evite usar o celular: além dos riscos de hemorroidas, usar o telefone no banheiro é anti-higiênico e pode expor o aparelho a bactérias e germes. Evite levá-lo ao banheiro para reduzir o risco de contaminação.
- Tratamento adequado: caso apresente sintomas de hemorroidas, procure um profissional de saúde para avaliação e tratamento adequado. Pois o tratamento adequado evita que a condição volte.
O que é bom para curar hemorroidas?
O tratamento das hemorroidas geralmente envolve a aplicação de cremes tópicos e supositórios contendo hidrocortisona ou hamamélis para aliviar a dor e o inchaço.
Outras recomendações, por fim, incluem o aumento da ingestão de água e fibras, melhorar os hábitos de higiene no banheiro e fazer banhos de assento.
Em casos mais graves, podem ser necessários procedimentos médicos como a hemorroidectomia, mas cada caso deve ser avaliado individualmente por um profissional de saúde.