‘Exuberância irracional domina os mercados desde 2022’, diz Bill Gross | Finanças

O Diretório
por O Diretório
4 Leitura mínima

Bill Gross alertou que os investidores enfrentarão uma jornada difícil à medida que a “exuberância excessiva” varre os mercados financeiros.

O índice S&P 500 subiu acima de 5.200 pontos pela primeira vez esta semana, ampliando seu ganho nos últimos 12 meses para 33%. A recuperação ocorreu mesmo quando o aperto monetário agressivo do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) levou a sua taxa de referência para o nível mais elevado em mais de duas décadas e elevou os rendimentos ajustados à inflação a dez anos em cerca de 300 pontos-base nos últimos dois anos.

“Isso me diz que os gastos com déficit fiscal e o entusiasmo pela inteligência artificial têm sido fatores predominantes, e que o impulso e a exuberância ‘irracional’ dominaram os mercados desde 2022”, escreveu Gross, cofundador e ex-diretor de investimentos da Pacific Investment Management Co. (Pimco) em suas últimas perspectivas de investimento. “Aperte o cinto para a exuberância excessiva.”

Os comentários refletem os do antigo presidente do Fed, Alan Greenspan, que usou a expressão “exuberância irracional” em 1996 para descrever a euforia dos investidores em relação às ações na época.

Até mesmo Gross teve dificuldade em resistir à tentação da atual mania por ações ligadas à inteligência artificial. Ele disse que foi “balançado para frente e para trás” na semana passada ao negociar a Broadcom Inc. – uma das ações relacionadas à IA favoritas dos investidores.

Gross, que se aposentou da gestão de ativos em 2019, disse que os títulos do Tesouro americano não são atraentes à medida que o déficit do governo dos EUA aumenta. Em 4,2%, o rendimento do Treasury de dez anos reflete expectativas de que os aumentos dos preços no consumidor arrefecerão para uma taxa anual de 2,3% até ao final do ano, diz ele, dos 3,2% atuais. Ele considera esse cenário improvável.

“Muita oferta”, disse o ex-rei dos títulos sobre o mercado de Treasuries. “Não entendo nenhum dos novos gurus quando eles promovem títulos.”

Gross lamentou como várias coisas, tanto na economia como na sociedade, mudaram nas últimas duas décadas, desde os preços da gasolina aos códigos de vestimenta na praia. No entanto, ele notou uma coisa que não mudou muito: os rendimentos de dez anos estão em níveis semelhantes aos de 20 anos atrás.

Gross disse que sua atual negociação de títulos consiste em comprar Treasures de dois anos e vender os de cinco e dez anos. A chamada negociação de inclinação da curva tem sido uma jogada popular entre os investidores que apostam que o Fed reduzirá as taxas, uma medida que normalmente leva as notas de curto prazo a superarem o desempenho da dívida de longo prazo.

No mercado de ações, Gross disse que um de seus negócios favoritos – a chamada MLP (pipeline master limited partnerships) – seguiu seu curso, embora ele ainda goste da Western Midstream Partners. As MLPs negociam em bolsas, concentram-se em recursos naturais como petróleo e gás e oferecem rendimentos mais elevados e vantagens fiscais. O ETF Global X MLP apresentou um retorno total de 29% no ano passado.

Gross também disse que os investidores deveriam evitar tentar pegar uma “faca caindo” (evitar ações) nos bancos regionais até que o Fed reduza as taxas ainda este ano. Ele destacou a Truist Financial Corp. como relativamente atraente devido à sua baixa exposição a imóveis comerciais.

Gross, cofundador e ex-diretor de investimentos da Pacific Investment Management Co. (Pimco) — Foto: Patrick T. Fallon/Bloomberg

Fonte: Externa

Compartilhe esse artigo