EUA relaxam metas de emissões e retardam transição para veículos elétricos até 2030 | Mundo

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O governo dos Estados Unidos reduziu na quarta-feira sua meta de adoção de veículos elétricos nos Estados Unidos de 67% até 2032 para apenas 35%, após a reação da indústria e dos trabalhadores da indústria automobilística no estado de Michigan, reduto político cobiçado por republicanos e democratas.

O administrador da EPA, Michael Regan, disse aos repórteres que as novas regras, no entanto, alcançariam as mesmas reduções de gases de efeito estufa que a proposta original da EPA para uma transição veículos elétricos muito mais agressiva.

“A nossa regra proporciona a mesma, se não mais, redução da poluição”, disse ele. “Projetamos os padrões para serem tecnologicamente neutros e baseados em desempenho para dar aos fabricantes a flexibilidade de escolher qual combinação de tecnologias de controle de poluição é mais adequada para seus consumidores”.

Regan enfatizou que “não há absolutamente nenhum mandato” para adotar veículos elétricos.

A EPA reconheceu que a regra reduz as emissões em 49% até 2032 em relação aos níveis de 2026, em comparação com 56% sob a proposta do ano passado. Regan disse em entrevista que as reduções eram “essencialmente as mesmas” entre a proposta e a regra nova.

A proposta revista da EPA reflete a pressão política que o presidente americano, Joe Biden, enfrenta na sua campanha de reeleição. Tanto para Biden como para o seu rival republicano, Donald Trump, o caminho para a Casa Branca passa por Michigan e outros estados industriais, como Wisconsin e Pensilvânia, onde os trabalhadores temem que a transição para o veículos elétricos ameace os empregos. Trump criticou repetidamente os veículos elétricos.

As regras de emissões provavelmente marcarão a última grande medida de política ambiental que Biden tomará antes de enfrentar os eleitores em novembro.

As novas regras, embora suavizadas, irão, no entanto, forçar reduções drásticas de emissões. A EPA disse que o plano reduz as emissões de escape de toda a frota em 50% em relação aos níveis de 2026 e reduz as emissões de gases de efeito estufa em 7,2 bilhões de toneladas até 2055.

As metas percentuais da EPA para a adoção de veículos elétricos não são mandatos, mas previsões de como os fabricantes de automóveis irão alterar as suas frotas para cumprir os regulamentos.

A sua projeção na quarta-feira veio como uma ampla faixa – entre 35% e 56% de todas as vendas entre 2030 e 2032 – em vez de uma meta específica, refletindo a flexibilidade enfatizada para que as montadoras busquem diferentes tecnologias de redução de poluição.

As novas regulamentações são mais flexíveis, mas não fáceis para as montadoras cumprirem, dados os níveis relativamente baixos de adoção de veículos elétricos e híbridos nos Estados Unidos no momento.

Os elétricos representaram no ano passado menos de 8% das vendas totais de veículos. Os híbridos, incluindo plug-ins, representaram cerca de 9% das vendas, segundo dados da Cox Automotive.

As vendas de híbridos, no entanto, aumentaram nos últimos meses, à medida que a procura de veículos elétricos abrandou, sugerindo que os novos regulamentos poderão desencadear um boom de híbridos.

Ambientalistas e fabricantes de veículos elétricos como a Tesla têm frequentemente criticado os híbridos como um caminho secundário no caminho para uma transição urgentemente necessária para veículos totalmente elétricos.

Martin Viecha, executivo da Tesla, repetiu esse mantra na quarta-feira, postando na plataforma de mídia social X: “Infelizmente, as pessoas usam híbridos plug-in principalmente como carros a gasolina, o que significa que suas emissões de dióxido de carbono são muito piores” do que sugere a EPA.

E, no entanto, o executivo de políticas da Tesla, Rohan Patel, reconheceu a praticidade dos novos padrões em outro post, chamando-os de “menos ambiciosos e, portanto, ainda mais alcançáveis”.

Alguns ativistas climáticos tiveram uma opinião mais dura.

“Esta regra poderia ter sido o maior passo de qualquer nação em relação ao clima, mas a EPA cedeu à pressão das grandes empresas automobilísticas, das grandes petrolíferas e dos revendedores de automóveis e encheu o plano de brechas grandes o suficiente para conduzir um Ford F150”, disse Dan Becker, diretor do Centro para Diversidade Biológica.

O United Auto Workers, que apoiou a campanha de reeleição de Biden, aplaudiu as regulamentações mais flexíveis. Os seus trabalhadores temem que os veículos elétricos custem empregos na indústria automotiva, que são muitas vezes menos abundantes e com salários mais baixos nas fábricas de veículos elétricos.

“Ao levar a sério as preocupações dos trabalhadores e das comunidades, a EPA percorreu um longo caminho para criar uma regra de emissões mais viável que proteja os trabalhadores” que constroem veículos com motores de combustão interna, disse o sindicato, ao mesmo tempo que promove “toda a gama de tecnologias do setor” para reduzir as emissões.”

A regra da EPA é mais fácil para as franquias altamente lucrativas de picapes pesadas das grandes fábricas de Detroit do que para automóveis de passageiros ou caminhões mais leves. Em 2032, veículos como as picapes Super Duty da Ford serão obrigados a reduzir as suas emissões de dióxido de carbono em 46%. Mas eles ainda poderão emitir mais de três vezes mais dióxido de carbono que uma picape leve, como a Ford F-150 ou a Chevrolet Silverado 1500, e quase quatro vezes mais dióxido de carbono que um carro de passeio, de acordo com um relatório da EPA.

As montadoras obtiveram alívio separado na terça-feira, quando o Departamento de Energia suavizou e optou por introduzir gradualmente novas regras que reduzirão as classificações de quilometragem dos veículos elétricos.

Isso ajudará as montadoras de Detroit a evitar bilhões de dólares em multas por não cumprirem os padrões de eficiência de combustível até 2032.

As ações da General Motors, Ford e Stellantis subiram na quarta-feira. A Ford se destacou, com alta de 3,5% nas negociações da tarde. Investidores e analistas têm instado as montadoras de Detroit a desacelerar os investimentos em veículos elétricos que dão prejuízo. As regras da administração Biden dão-lhes mais margem de manobra para fazer isso.

A mudança nas regras finais reflete o lobby do UAW, das montadoras e dos revendedores de automóveis.

A Alliance for Automotive Innovation, um grupo comercial que representa quase todas as montadoras, exceto a Tesla, disse que as novas regras priorizam “metas de eletrificação mais razoáveis nos próximos anos (muito críticos) da transição veículos elétricos”.

Fonte: Externa

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