Em meio aos embates entre o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e o bilionário Elon Musk, a Comissão de Segurança Pública (CSP) da Câmara aprovou nesta terça-feira (9) uma moção de aplauso e louvor ao dono da rede social X e da fabricante de carros elétricos Tesla.
No fim de semana, Musk usou a rede social para provocar Moraes, chamando-o de ditador, e ameaçou descumprir decisões judiciais. Como presidente do TSE, o ministro determinou o bloqueio de diversas contas do X para evitar a disseminação de desinformação.
Após as publicações de Musk, Moraes determinou a abertura de inquérito no STF para investigar a conduta do bilionário americano e aplicação de multa caso algum perfil fosse reativado. O empresário também passou a ser investigado no inquérito das milícias digitais.
O ministro determinou ainda que o X pague multa de R$ 100 mil para cada perfil reativado irregularmente.
O embate entre Moraes e Musk fez com que as articulações para que um projeto de regulamentação das redes sociais fossem retomadas.
Mais cedo, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que um grupo de trabalho será montado para a confecção de um texto que trate do tema.