Economistas do futuro reinventam investimentos com ferramentas preditivas e dados alternativos

O Diretório
por O Diretório
6 Leitura mínima

Profissionais iniciantes de Economia estão adotando aplicações de IA generativa para modelos de previsão como a área mais valiosa para transformação

 

A Coalition Greenwich lançou hoje um estudo em colaboração com a Bloomberg L.P., que examina como economistas e estrategistas nos EUA estão utilizando dados, ferramentas analíticas e tecnologias emergentes para prever eventos macroeconômicos significativos, como a eleição presidencial dos EUA. O estudo destaca que profissionais de grandes gestoras de ativos, bancos de destaque, corretoras, ONGs e agências governamentais estão adotando novas ferramentas preditivas, dados alternativos e IA generativa para aprimorar suas análises.

  • Os mercados de previsão se destacam como a principal ferramenta utilizada pelos economistas para analisar os impactos da eleição presidencial nos EUA, superando métodos como pesquisas em tempo real, sondagens estaduais, análises de mídias sociais e doações de campanha.
  • Juntamente com os mercados de previsão, dados alternativos como a análise de sentimento nas redes sociais e dados de transações de consumo em tempo real, além de análises aprimoradas por IA generativa, ocupam o segundo e terceiro lugares entre as ferramentas mais importantes para entender os impulsionadores macroeconômicos nos próximos 12 meses.
  • Economistas em início de carreira reconhecem a IA generativa como uma ferramenta valiosa para seus modelos de previsão, considerando-a a única área de seu trabalho que poderá passar por transformações significativas nos próximos 2 a 3 anos. Esses modelos são fundamentais para gerar projeções sobre tendências de mercado, variações cambiais e indicadores econômicos.

Kevin McPartland, Chefe de Pesquisa de Estrutura de Mercado e Tecnologia da Coalition Greenwich, afirmou: “Com os ciclos de notícias cada vez mais curtos e traders reagindo mais rapidamente aos eventos de mercado, economistas já não podem contar exclusivamente com métricas macros amplamente disseminadas para fornecer comentários acionáveis. Esses profissionais estão cada vez mais buscando complementar métricas tradicionais com novas ferramentas preditivas e conjuntos de dados alternativos para entender o ambiente macroeconômico de forma mais detalhada. Embora o uso de IA ainda seja limitado como ferramenta preditiva, alguns economistas de ponta já começam a ver resultados.”

O papel dos economistas continua a evoluir à medida que realizam análises temáticas e de mercado sobre as respostas de políticas governamentais, os efeitos no mercado de trabalho e outros impulsionadores macroeconômicos que movem os mercados e impactam carteiras de investimento. A demanda crescente dos economistas por dados alternativos e soluções de pesquisa aprimoradas por IA generativa revela como a indústria de investimentos macroeconômicos pode evoluir no futuro. Por exemplo, a maioria dos profissionais em início de carreira acredita que índices econômicos alternativos são agora mais valiosos do que métricas tradicionais de ponto no tempo ao analisar a economia dos EUA. Eles também indicam que sua principal prioridade é o acesso contínuo a dados consistentes e compatíveis em ferramentas analíticas e feeds de dados ao analisar tendências macroeconômicas. Essa ênfase na qualidade dos dados e na interoperabilidade é um componente essencial para a rápida adoção da IA generativa.

Michael McDonough, Economista-Chefe de Produtos Financeiros da Bloomberg, disse: “Os avanços tecnológicos proporcionaram aos investidores macroeconômicos acesso a conjuntos de dados muito maiores e aceleraram as estratégias de negociação, mas ainda há uma necessidade de análises que permitam interpretar tendências macroeconômicas complexas de maneira integrada. No futuro, os economistas utilizarão ferramentas proprietárias com índices econômicos alternativos, bem como soluções de IA generativa, para interpretar informações e comunicar insights com velocidade e precisão sem precedentes.”

As soluções macroeconômicas da Bloomberg incluem a ferramenta World Economic Analyzer {ECAN}, que permite aos usuários do Terminal Bloomberg analisar uma série de indicadores econômicos chave e identificar os fatores que influenciam valores atuais e históricos. {ECAN} inclui o recentemente lançado Bloomberg Second Measure (BSM) U.S. Consumer Spend Index, que utiliza análises de dados alternativos proprietários da Bloomberg para fornecer uma visão abrangente quase em tempo real dos gastos dos consumidores nos EUA, ao lado de dados financeiros mais tradicionais. A solução Worksheet Sample Library Election {WSL ELECTION } no Terminal Bloomberg permite que os usuários acessem dados de mercado preditivos e observem doações políticas nos EUA em quase tempo real. {WSL ELECTION } atende à demanda dos clientes por formas de analisar os riscos para seus investimentos em torno de eventos macroeconômicos que movem o mercado, como a eleição presidencial dos EUA. Os índices Fedspeak e ECBspeak da Bloomberg Economics {BECO MODELS } utilizam processamento de linguagem natural para rastrear o sentimento dos bancos centrais. Dados alternativos, de buscas de emprego na internet a imagens de satélite, são integrados à análise da perspectiva macroeconômica {BECO }.

Sobre o Bloomberg Terminal®:
Há mais de quatro décadas, o Bloomberg Terminal revolucionou o setor de serviços financeiros ao trazer transparência e inovação para os mercados de capitais. Confiado pelos tomadores de decisão mais influentes do mundo, o Terminal fornece acesso em tempo real a notícias, dados, insights e ferramentas de negociação que ajudam nossos clientes a transformar conhecimento em ação.

###

Fonte: Externa

Compartilhe esse artigo