Condenado por importunação sexual, Fernando Cury anuncia filiação ao PSDB | Política

O Diretório
por O Diretório
2 Leitura mínima

O ato de filiação está previsto para ocorrer neste sábado (6), em Itatinga, onde Cury pretende concorrer ao cargo de prefeito nas eleições de outubro. O município do interior paulista tem pouco mais de 19 mil habitantes, segundo Censo de 2022.

O ex-deputado estava filiado ao União Brasil, para onde migrou após ser expulso do Cidadania em razão da acusação de importunação sexual.

Cury foi flagrado apalpando os seios da então deputada em uma sessão plenária na Assembleia Legislativa de São Paulo, em dezembro de 2020. As cenas foram gravadas pelas câmeras da Assembleia.

A defesa do ex-deputado disse à Justiça que o ex-parlamentar não teve intenção de praticar um ato libidinoso, alegou ausência de provas, negou o crime e afirmou que iria recorrer da decisão judicial. A pena, de 1 ano, 2 meses e 12 dias de prisão em regime aberto, foi convertida em uma multa de R$ 26,4 mil e prestação de serviços comunitários.

Cury chega ao PSDB num momento em que o partido vem sofrendo perdas significativas no Estado de São Paulo.

Nessa semana, todos os oito vereadores eleitos pela sigla para Câmara Municipal da capital, em 2020, aproveitaram a janela partidária (quando podem mudar sem perder o mandato) para solicitar desfiliação.

O PSDB ainda está discutindo quais rumos seguir na eleição para a Prefeitura de São Paulo, considerada a mais importante do país. Sem candidatura própria, a legenda está dividida entre apoiar a pré-candidatura à reeleição de Ricardo Nunes (MDB) ou formar aliança com a deputada federal Tabata Amaral (PSB).

Um gesto na direção da deputada foi feito nesta quinta-feira (4), com a filiação do apresentador José Luiz Datena, que desde o ano passado vem negociando ser vice na chapa de Tabata.

— Foto: Bruna Sampaio / Agência Alesp

Fonte: Externa

Compartilhe esse artigo