A Japan Airlines (JAL) está proporcionando aos fãs da aviação a experiência de pilotar um avião de passageiros em um quarto de hotel projetado para se parecer com a cabine de um Boeing 767-300.
Dois assentos de piloto genuínos e uma reprodução de um painel de cabine foram instalados perto da janela da sala, para que os hóspedes possam se sentir como se estivessem olhando para fora de uma cabine de avião real. Os tripulantes da JAL estiveram envolvidos no design da sala para proporcionar uma experiência mais realista.
“Queremos que os hóspedes experimentem algo que não conseguem no dia a dia”, disse um representante da JAL.
O quarto custa a partir de 35.300 ienes (US$ 230) por noite para duas pessoas.
Anteriormente, a JAL colaborou no “Wing Room” do Tokyo Bay Tokyu Hotel, que recria os assentos da cabine do jato de passageiros da companhia aérea. A sala foi inaugurada em 2022 e no ano passado os assentos da classe econômica foram atualizados para assentos da primeira classe.
Esta é a primeira vez que o Haneda Excel Hotel recriará um cockpit para um quarto. Os painéis de instrumentos utilizados pelos pilotos são reciclados a partir de peças descartadas.
Além de utilizar a sala do cockpit para criar novos fãs, a empresa busca outras formas de aproximar as pessoas dos aviões. Em 2021, uma subsidiária da JAL obteve aprovação do governo para fabricar e vender produtos no aeroporto de Haneda. Um item à venda são bolsas feitas com coletes salva-vidas a bordo.
Devido à diminuição acentuada do tráfego aéreo durante a pandemia, as tripulações de cabine e de terra sofreram perda de pessoal. O número de pessoas que desejam entrar no setor aéreo também diminuiu.