O boleto é uma das formas mais práticas e populares para efetuar pagamentos no Brasil. Seja para pagar contas de luz, água e internet, ou para pagar por compras feitas em sites, os boletos fazem parte do nosso dia a dia.
Quando vamos ao banco ou lotérica para pagar um boleto, recebemos uma nota fiscal ou extrato físico, que confirmam o pagamento. Mas quando fazemos esse processo por meio do aplicativo do banco, como saber se um boleto foi pago ou não?
Leia também:
Após efetuar o pagamento de um boleto bancário, o prazo de compensação é de 72 horas, ou seja, o banco tem até 3 dias úteis para confirmar que você pagou pelo documento. Ao perceber a confirmação, geralmente, o banco ou benefíciario enviam algum tipo de notificação de que o pagamento foi recebido.
Entretanto, caso você tenha pago o boleto mas não tenha recebido nenhum tipo de comprovação ou recibo, existem algumas maneiras de conferir que o pagamento foi efetuado.
Uma maneira fácil e rápida de verificar se um boleto foi pago é consultando o extrato bancário da conta utilizada para o pagamento. A partir deste extrato, você poderá conferir todas as transações financeiras relacionadas à sua conta, incluindo os pagamentos de contas e boletos.
No que diz respeito à identificação dos boletos, no caso de dois ou mais boletos com o mesmo valor, por exemplo, é preciso observar alguns outros detalhes no extrato. Para verificar qual dos boletos foi pago, o primeiro passo é examinar os números do código de barras do documento. Os três primeiros dígitos correspondem ao banco emissor, facilitando a identificação do pagamento.
Utilize um serviço de consulta
Além da confirmação e recibo do beneficiário e das informações do extrato bancário, existem alguns serviços que identificam se um boleto foi pago. O Sistema de Gerenciamento Financeiro (SIGEF) é uma plataforma gratuita, oferecida pelo Banco Central, que possibilita aos usuários verificar o status de pagamento de boletos emitidos por bancos ou instituições financeiras autorizadas pelo BC.