Em visita à Colômbia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que os países latino-americanos devem “perder o medo” de ampliar a integração e o comércio regionais. Segundo Lula, o Brasil, por exemplo, sempre “virou as costas para a América Latina”.
O presidente se queixou também das burocracias que, segundo ele, ajudam a dificultar a expansão do fluxo comercial e da integração regional. “A gente nunca esteve tão separado”, queixou-se.
Banco regional de desenvolvimento
Ao lado do presidente colombiano, Gustavo Petro, Lula sugeriu que os países da região trabalhem, por exemplo, na ideia de criação de um banco regional de desenvolvimento. “Não é possível viver atrás de Banco Mundial o tempo todo”, disse Lula.
De acordo com o presidente, os latino-americanos precisam “definir o tamanho que a gente quer ser”. “E a minha proposta é parar de ter medo. Temos condições de triplicar o comércio entre Brasil e Colômbia”, completou o brasileiro.
Antes dele, Petro sugeriu parcerias estratégicas entre os dois países, sobretudo em questões ligadas à produção de energia limpa. “Temos vantagens enormes sobre a maioria dos países do planeta para produzir energia limpa”, disse o colombiano.
Petro ainda lamentou o baixo número de turistas brasileiros em seu país e de colombianos no Brasil. Ele disse que a Floresta Amazônica, ao invés de unir os dois países, parece tê-los afastado.
“Temos uma responsabilidade fundamental com a humanidade de salvar a floresta amazônica, o que exige uma serie de articulações políticas.”