Ciência revela o motivo que faz urina ficar amarela

O Diretório
por O Diretório
3 Leitura mínima

Créditos: BENCHAMAT1234/istock

Cor da urina está relacionada à hidratação e alimentação. Entenda o motivo – iStock/Getty Images

Estudo divulgado pela revista Nature Microbiology revelou a razão pela qual a urina geralmente apresenta coloração amarela. O motivo para isso, acreditam os especialistas, está na bilirrubina, um pigmento amarelado produzido quando os glóbulos vermelhos se desmancham. 

Este pigmento, explicam os especialistas, é frequentemente liberado no trato digestivo, onde pode ser parcialmente reabsorvido ou eliminado. Assim, uma vez que a bilirrubina entra no intestino, os micróbios intestinais podem transformá-la em outros compostos. Antes do estudo, no entanto, os especialistas acreditavam que mais de uma enzima estava envolvida no processo.

Por isso, a descoberta da enzima bilirrubina pode fornecer novos insights sobre icterícia, doença inflamatória intestinal e saúde intestinal.

Urina amarela faz mal à saúde? 

Na verdade, não. A urina amarela é geralmente aceita como normal e não apresenta riscos à saúde, de acordo com informações presentes na literatura médica. Contudo, a tonalidade do amarelo pode mudar dependendo de fatores como nutrição e hidratação. Por isso, quando você não está bem hidratado, a cor do seu xixi varia de amarelo claro a amarelo escuro. Neste caso, é aconselhável aumentar a ingestão de líquidos, uma vez que, se a urina estiver persistentemente amarela escura ou âmbar, pode indicar desidratação.

Qual é a cor normal da urina?

Embora a cor da urina normal possa variar, especialistas consideram que a cor ideal pode variar do amarelo claro ao âmbar.

Amarelo escuro a âmbar: pode ser uma indicação de desidratação, portanto, é aconselhável beber mais líquidos. Certos alimentos e remédios também podem afetar a cor da urina.

Amarelo pálido a transparente: isso é normal e sugere que você está devidamente hidratado.

Vermelho ou rosa: pode ser resultado de sangue na urina e precisa ser tratado. Infecções do trato urinário até doenças mais graves, como pedras nos rins ou câncer de bexiga, podem ser as causas. 



Fonte: Externa

Compartilhe esse artigo