Bebida começou a ser chamada nas redes sociais de ‘Ozempic da natureza’
Fama antiga
O chá verde é considerado um truque de dieta faz séculos: na China antiga, 2 mil anos atrás, as pessoas já promoviam a bebida como uma ferramenta para perda de peso.
Moda atual
Agora, vídeos virais afirmam que a bebida ajuda a perder peso, chegando ao ponto de chamá-la de “Ozempic da natureza”. Alguns posts sugerem beber até cinco xícaras por dia. Mas será que faz sentido?
Possíveis responsáveis
Muitas das alegações sobre o chá verde e a perda de peso mencionam dois componentes da bebida: cafeína e antioxidantes.
A ciência
Embora existam algumas pesquisas sobre o chá verde e o peso, as evidências sobre a possibilidade de uma caneca (ou várias) derreter os quilos não são claras, diz Jyotsna Ghosh, médica especialista em obesidade da Universidade Johns Hopkins.
Efeito singelo
Estudos descobriram que as pessoas que consumiam chá verde tendiam a perder uma pequena quantidade de peso, normalmente menos de dois quilos.
‘Ozempic da natureza’?
As pessoas que recorrem ao chá verde para perder peso “não podem esperar um grande efeito, e certamente nada que se compare a medicamentos como o Ozempic”, diz Rob van Dam, professor de ciências do exercício e da nutrição da Universidade George Washington.
Não é uma coisa só
O foco em um alimento ignora que o emagrecimento depende de vários fatores. Entre eles estão uma dieta mais variada, hábitos de exercício, genética, estresse, saúde metabólica e até mesmo qualidade do sono.
Leia a reportagem completa sobre o efeito do chá verde na perda de peso: