Campos diz que o BC tem se esforçado para dirimir ruídos na condução da política monetária | Finanças

O Diretório
por O Diretório
3 Leitura mínima

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou hoje que a autoridade monetária tentou, nos últimos meses, “dirimir qualquer tipo de ruído que poderia existir” em termos de quão técnica é a decisão do Banco Central. O discurso foi realizado em cerimônia em que o presidente do BC recebeu a homenagem “Economista do Ano de 2024” da Ordem dos Economistas do Brasil (OEB).

Segundo o presidente do BC, os membros do Copom conversaram entre si nos últimos meses sobre a importância de proteger a credibilidade com decisões técnicas. “Acho que o Banco Central tem demonstrado um comportamento bastante técnico, tem tentado ficar um pouco distante as vezes do ruido político e do ruido do dia a adia e acho que a instituição tem crescido muito com a autonomia”, disse.

Sobre o cenário atual, Campos Neto disse que os números que saem da economia são melhores do que os preços indicam. Ele ressaltou que o mercado de trabalho está indo “super bem”, o crescimento da atividade tem sido acima do esperado nos últimos quatro anos, o crédito está em crescimento e os balanços externos estão sólidos, “apesar de uma ligeira piora nos termos de troca mais recentes”.

De acordo com Campos Neto, o que se tem hoje é mais um problema de expectativas com relação a políticas futuras, tanto fiscal quanto monetária. Sobre a fiscal, o presidente do BC disse que iria deixar para outro momento e que reconhece que o governo está se esforçando. Na política monetária, a avaliação foi justamente de que o BC tentou dirimir os ruídos.

Internacionalização de pagamentos

Campos Neto disse ainda que já é comum ir para outros países e ver a plaquinha do Pix em vários lugares. “Outro dia me mandaram inclusive na França, que tem muitos brasileiros nas Olimpíadas”, afirmou.

Ele disse que já há um programa grande para internacionalizar pagamentos que vai conectar o Pix com outros sistemas de pagamento.

O presidente do BC também falou que a autoridade monetária está desenvolvendo e agregando mais produtos ao Open Finance e que em breve a experiência de comparação de produtos e serviços vai ser mais fácil.

No fim do discurso, Campos Neto disse que às vezes, a autoridade monetária está em meio a uma guerra política e polarização, mas que a BC e os seus funcionários têm uma grande preocupação em melhorar a vida das pessoas. “É muito importante passar a mensagem de que muita gente tem a vida melhor por produtos e pessoas que trabalham no Banco Central.”

Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto — Foto: Ana Paula Paiva/Ana Paula Paiva

Fonte: Externa

Compartilhe esse artigo