C-Levels globais dão dicas para manter a inovação

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por O Diretório
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“Inovar é o processo de combinar um monte de ideias diferentes em uma nova. Quando novas tecnologias surgem, por exemplo a inteligência artificial, todos param para pensar nisso, mas as pessoas que vencem são aquelas que aplicam a criatividade para encontrar uma maneira nova e interessante de usá-la”, diz Jeff Hoffman em entrevista à Forbes Brasil.

​​Durante o South Summit 2024, evento de inovação, tecnologia e negócios que acontece anualmente no Cais Mauá, em Porto Alegre (RS), executivos globais compartilharam seus insights para continuar inovando independentemente do cenário ou área de atuação.

O headliner Jeff Hoffman, cofundador do Booking.com e mentor de diferentes startups pelo mundo, foi destaque durante sua apresentação no painel “Sessão Inovação: deixe a loucura voar”, momento em que explicou o que faz para se manter inovador: “É simples, eu tento ver o mundo como uma criança de 5 anos. Questiono absolutamente tudo ao meu redor.”

Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, e Tarciana Medeiros, primeira mulher na história da presidência do Banco do Brasil, estiveram juntas no painel “Como duas gigantes brasileiras inovam e renovam” para falar sobre o papel da inovação no mercado brasileiro.

Conselhos de C-Levels sobre inovação:



  • Jeff Hoffman, cofundador do Booking.com e CEO da Jeff Hoffman Advisory Services

    “Quando eu vejo uma empresa de sucesso eu me pergunto: ‘o que eles estão fazendo que ninguém mais está’. Eu faço isso porque a inovação não vem do olhar de dentro, ela vem da observação externa.

    Duas vezes por ano eu faço o “dia dos 5 anos de idade” na minha empresa, eu peço para que todos pensem como uma criança de 5 anos e se questionem sobre absolutamente tudo ao redor. Nós ficamos tão acostumados com o mundo que deixamos de ver coisas novas e de agir com criatividade.

    A inovação também demanda coragem, então confie no seu instinto, porque ele é a junção de tudo o que você aprendeu durante a vida.”


  • Tomas Arthuzzi

    Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza

    “O brasileiro é inovador por natureza, faz mil coisas, dá um jeito. Nós temos diversidade, cultura, temos muito a oferecer para o mundo.

    Além disso, estamos muito preparados para esse momento pós pandemia, mas é preciso ter em mente que o digital não é uma escolha, é uma cultura. O que vai fazer a gente inovar na era da IA é a humanidade.”


  • Divulgação

    Uri Levine, cofundador do Waze e Moovit

    “Inovação é sobre uma mudança de comportamento, é sobre o desejo de criar ferramentas que vão ajudar pessoas. Não se trata especificamente de tecnologia, se trata de criar valor.

    Outro aspecto importante é a consciência de que a parte mais difícil é sempre a próxima. Construir algo, por exemplo uma startup, é uma jornada de falhas, se você tem medo de falhar, você já falhou, porque você não vai nem tentar.”


  • Tarciana Medeiros, presidente do Banco do Brasil

    “O Brasil é um dos maiores polos de inovação do mundo. E o mundo precisa saber disso. Hoje, por exemplo, nós vendemos e exportamos tecnologia bancária. A cada 9 segundos processamos 10 mil transações via pix. A tecnologia e a aceleração digital pós pandemia trouxeram essas melhorias, mas precisamos evoluir tecnologicamente sem abrir mão das pessoas, são elas que fazem acontecer.”


  • Nizan Guanaes, CEO e fundador da N.ideias

    “Pense com a sua própria cabeça e pratique o que você aprende. Tenha disciplina, isso é mais importante do que seguir regras prontas. Não existe revolução sem a capacidade de agir. Não existem novas respostas sem novas perguntas.”


  • Nathália Brandão, head de cultura e desenvolvimento de pessoas no TikTok para América Latina

    “Eu gosto muito da ideia de ZOFO, sigla para ‘Zone of Freaking Out’, em português seria como ‘Zona da Audácia’. É uma teoria que diz que nossa verdadeira evolução está fora da nossa zona de conforto e eu acredito muito nisso, em trabalhar com audácia e estratégia para obter resultados maiores e melhores.”


  • Eduardo de Souza, diretor de crescimento e digital na Vivara

    “Hoje, tudo é possível com a tecnologia. Dificilmente uma ideia não poderá ser aplicada na prática. Porém, o maior ativo de uma empresa são as pessoas. Toda empresa precisa investir em capacitação para inovação. Guardem tempo para criatividade. A beleza do jogo é mostrar a diferenciação.”


  • Divulgação

    Patricia Muratori, diretora do YouTube na América Latina

    “Na minha equipe eu tenho pessoas de diferentes perfis, porque eu acredito que a inovação surge das diferenças.

    Não pertencer também é algo bom, você pode fazer perguntas que ninguém mais poderia fazer e despertar ideias completamente novas.”


  • Divulgação

    Eduardo Abreu, vice-presidente de novos negócios da Visa no Brasil

    “Inovação é criar algo novo do zero ou aprimorar algo já existente. Seja por meio de um produto, serviço, material, processo ou ideia, a inovação pode partir de qualquer pessoa e, hoje, é essencial em qualquer negócio, bem como a mentalidade aberta para a transformação.

    As pessoas tendem a relacionar a inovação com tecnologias ultramodernas e futurísticas, mas a realidade é que ela pode ser muito simples. Basta que melhore efetivamente algum ponto da vida das pessoas.

    Uma importante parte da inovação está ligada à “execução”, uma excelente ideia mal executada não vai a lugar nenhum.”


  • Renata Talarico Petrovic, head de inovação aberta no Bradesco

    “A inovação realmente acontece quando você consegue resolver um problema, quer seja de um cliente, de uma empresa ou da sociedade. Inovação é fazer algo diferente e do seu jeito de uma forma que ninguém conseguiu antes.”

Jeff Hoffman, cofundador do Booking.com e CEO da Jeff Hoffman Advisory Services

“Quando eu vejo uma empresa de sucesso eu me pergunto: ‘o que eles estão fazendo que ninguém mais está’. Eu faço isso porque a inovação não vem do olhar de dentro, ela vem da observação externa.

Duas vezes por ano eu faço o “dia dos 5 anos de idade” na minha empresa, eu peço para que todos pensem como uma criança de 5 anos e se questionem sobre absolutamente tudo ao redor. Nós ficamos tão acostumados com o mundo que deixamos de ver coisas novas e de agir com criatividade.

A inovação também demanda coragem, então confie no seu instinto, porque ele é a junção de tudo o que você aprendeu durante a vida.”

 



Fonte: Externa

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