A BYD lançou oficialmente nesta terça (26) na China o novo Yuan Up, um SUV compacto elétrico. O modelo é uma espécie de “SUV do Dolphin”, modelo EV que tem feito muito sucesso no Brasil, e promete ser uma das novidades para o nosso mercado. O carro impressiona pelo preço.
A novidade chega ao mercado chinês em três opções de configuração e preços a partir de 96.800 yuans, algo como R$ 66,9 mil em conversão direta. O valor é inferior ao Renault Kwid por aqui, um subcompacto de entrada. No entanto, quando desembarcar por aqui, o novo SUV deverá custar acima do Dolphin e abaixo do Yuan Plus. Ou seja, em torno de R$ 170 mil.
O novo BYD Yuan Up é criado sobre a plataforma e-Platform 3.0, a mesma dos últimos lançamentos com o Dolphin Mini. O SUV tem características que o diferenciam dos modelos maiores da BYD, como o Tan e o Han. O carro possui para-choques robustos, faróis de LED, colunas escurecidas e um amplo teto panorâmico, conferindo um estilo moderno e mais parrudo.
O modelo 100% elétrico mede 4,30 m de comprimento, 1.83 m de largura, 1.67 m de altura e possui um entre-eixos de 2.62 m. Esses números o equiparam a modelos populares no Brasil como Volkswagen T-Cross ou Hyundai Creta.
Do lado de dentro, o carro tem formato de D e quadro de instrumentos digital de 8,8 polegadas. Esse cluster é maior do que encontrado na linha Dolphin e Dolphin Mini. O Yuan Up conta ainda com multimídia de 12,8 polegadas.
O novo SUV será oferecido na China com três opções de motores, entre 95 cv e 177 cv. Na versão mais nervosa, faz de 0 a 100 km/h em 7,9s. A autonomia é de até 401 quilômetros, segundo o ciclo chinês. O Inmetro é mais rigoroso; nos parâmetros nacionais, deve ter alcance em torno de 300 km.
Entre os equipamentos, conta com seis airbags, freio a disco nas quatro rodas, controle de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa. Tem ar digital e bancos elétricos para motorista e passageiros. Na opção topo de linha, pode vir opcionalmente com Adaptative Cruise Control (ACC), Sistema de alerta e frenagem autônoma de emergência, reconhecimento de placas de trânsito, aleta de colisão traseira.