Brasil tem aumento de reservas provadas de petróleo em 2023 | Brasil

O Diretório
por O Diretório
2 Leitura mínima

As reservas provadas de petróleo cresceram 6,98% em 2023, segundo dados da Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANP), em comparação com o ano anterior. A produção ao longo do ano, as reservas adicionais de novos projetos de desenvolvimento, as declarações de comercialidade e a revisão das reservas dos campos foram os fatores listados pela reguladora que possibilitaram o aumento.

Em 2023, foram declarados pelas empresas contratadas para exploração e produção no Brasil 15,894 bilhões de barris de petróleo de reservas provadas; 22,779 bilhões de barris de reservas provadas + prováveis; e 27,531 bilhões de barris de reservas provadas + prováveis + possíveis.

As reservas provadas correspondem à quantidade de petróleo ou gás natural que a análise de geociências e engenharia indica com razoável certeza como recuperáveis comercialmente. Quando usados métodos probabilísticos, a probabilidade de que a quantidade recuperada seja igual ou maior que a estimativa deverá ser de pelo menos 90%.

Nas prováveis, a probabilidade de que a quantidade recuperada seja igual ou maior que a soma das estimativas das reservas provada e provável deverá ser de pelo menos 50%. No caso das reservas possíveis, a probabilidade de que a quantidade recuperada seja maior ou igual à soma das estimativas das reservas provada, provável e possível deverá ser de pelo menos 10%.

No caso do gás natural, foram declarados 517,077 bilhões de metros cúbicos de reservas provadas, 640,979 bilhões de m³ de reservas provadas + prováveis e 704,694 bilhões de m³ de reservas provadas + prováveis + possíveis, correspondendo ao aumento em números absolutos de 27,12%, 23,79% e 25,35% respectivamente, se comparado com o ano de 2022.

Plataforma de petróleo offshore da Petrobras — Foto: Agência Petrobras

Fonte: Externa

Compartilhe esse artigo