Dois dos pré-candidatos à Prefeitura de São Paulo continuam em situação de empate técnico, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (29). O deputado federal Guilherme Boulos (Psol) registra 24% das intenções de voto e o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), soma 23%.
Na sondagem divulgada hoje, o instituto acrescentou as pré-candidaturas do apresentador José Luiz Datena (PSDB), o influencer/coach Pablo Marçal (PRTB), além de representantes de partidos menores. Em terceiro nesse cenário aparece Datena, com 8%. Filiado ao PSDB, a 11ª legenda de sua trajetória, o apresentador vinha sendo cotado para compor a chapa da deputada federal Tabata Amaral (PSB), que recebeu os mesmos 8% das intenções de voto.
Pablo Marçal alcançou 7%, o que deixa o terceiro lugar embolado com Datena e Tabata, todos em situação de empate técnico, se considerada a margem de erro, de 3 pontos para mais ou para menos. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número SP-08145/2024. O Datafolha entrevistou 1.092 eleitores entre segunda (27) e terça-feira (28).
Depois de Marçal, estão a economista Marina Helena (Novo) e Kim Kataguiri (União), ambos com 4%. Registraram 1% cada um João Pimenta (PCO), Ricardo Senese (UP), Fernando Fantauzzi (DC) e Altino (PSTU). Responderam que pretendem votar em branco, anular ou em nenhum dos nomes 13% dos eleitores. Outros 5% disseram que ainda não sabem.
O instituto testou um cenário sem as candidaturas de Datena e de Kim. Embora diga que dessa vez sairá candidato, o apresentador tem histórico conhecido de desistência. Já o deputado federal não tem apoio do União Brasil, que pretende compor a chapa de Ricardo Nunes.
Sem esses dois nomes, Nunes ultrapassa Boulos, sinal de que o prefeito divide votos com Marçal. Mas mesmo sem o coach na disputa, o empate técnico se mantém. O atual prefeito vai a 26% e o deputado do Psol fica com 24%. Tabata e Marçal empatam em 9%. Marina Helana tem 6% e João Pimenta, 3%. Altino e Fantauzzi ficam com 1% cada um. Os indecisos somam 6% e 15% dizem que vão votar em branco ou anular.
Quando o eleitor é questionado em quem votar, sem ver a lista de pré-candidatos, Boulos tem 13% das intenções e Nunes tem 9%. Três porcento disseram que vão votar no atual prefeito, sem citar o nome de Nunes. Datena, Tabata, Marçal e Kim foram mencionados por 1% dos entrevistados.
De acordo com os recortes feitos pelo instituto, o atual prefeito tem melhor desempenho (39%) entre eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e entre quem aprova sua gestão (49%). A situação muda entre jovens, com quem a intenção cai para 13% e eleitores que ganham mais de 10 salários mínimos (14%).
Marçal, que divide a intenção de votos com Nunes, também se sai melhor entre apoiadores de Bolsonaro, além de ter bom desempenho entre jovens (11%) e evangélicos (28%).
Boulos por sua vez registra percentuais mais altos entre eleitores mais ricos (42%) e com ensino superior (37%).