Bolsonaro ficou na Embaixada da Hungria ‘a convite’ e para conversar com autoridades, afirma defesa | Política

O Diretório
por O Diretório
3 Leitura mínima

A defesa de Jair Bolsonaro alega em nota que o ex-presidente passou dois dias hospedado na Embaixada da Hungria em Brasília “para manter contatos com autoridades do país amigo”.

Em comunicado firmado pelos advogados Paulo Amador da Cunha Bueno, Daniel Bettamio Tesser e Fábio Wajngarten, a defesa do ex-presidente afirma que ele esteve na embaixada “a convite” e que, nesse período, “conversou com inúmeras autoridades do país amigo atualizando os cenários políticos das duas nações”. Bolsonaro vive em Brasília, numa casa alugada.

“Como é do conhecimento público, o ex-mandatário do país mantém um bom relacionamento com o premier húngaro, com quem se encontrou recentemente na posse do presidente Javier Milei, em Buenos Aires”, diz a nota.

O “New York Times” teve acesso a vídeos de câmeras de segurança da embaixada que mostram Bolsonaro aguardando ter sua entrada autorizada na embaixada. Segundo o jornal americano, os vídeos sugerem que ele passou duas noites na embaixada.

Bolsonaro manteve, durante seu governo, uma relação próxima com o premiê da Hungria, Viktor Orban. Para o “NYT”, “a estadia na embaixada sugere que o ex-presidente estava tentando tirar proveito de sua amizade com um companheiro líder da extrema direita, o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban, para tentar fugir do sistema judicial brasileiro, uma vez que ele é alvo de investigações”.

Para a defesa do ex-presidente, no entanto, “quaisquer outras interpretações que extrapolem as informações aqui repassadas se constituem em evidente obra ficcional, sem relação com a realidade dos fatos e são, na prática, mais um rol de fake news”.

Abaixo, a íntegra da nota da defesa de Bolsonaro:

“O ex-Presidente da República, Jair Bolsonaro, passou dois dias hospedado na embaixada da Hungria em Brasília para manter contatos com autoridades do país amigo.

Como é do conhecimento público, o ex-mandatário do país mantém um bom relacionamento com o premier húngaro, com quem se encontrou recentemente na posse do presidente Javier Milei, em Buenos Aires.

Nos dias em que esteve hospedado na embaixada magiar, a convite, o ex-presidente brasileiro conversou com inúmeras autoridades do país amigo atualizando os cenários políticos das duas nações.

Quaisquer outras interpretações que extrapolem as informações aqui repassadas se constituem em evidente obra ficcional, sem relação com a realidade dos fatos e são, na prática, mais um rol de fake news.”

Jair Bolsonaro fala com o embaixador húngaro nas dependências da embaixada húngara no Brasil, em Brasília — Foto: Reprodução/New York Times

Fonte: Externa

Compartilhe esse artigo