BNDES assina acordo com agência da França a fim de captar R$ 1 bilhão para ‘projetos verdes’ | Brasil

O Diretório
por O Diretório
2 Leitura mínima

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) assinaram, nesta quinta-feira (28), em Brasília, um acordo para captar cerca de R$ 1 bilhão (200 milhões de euros). O recurso será voltado a financiamentos de projetos verdes e de infraestrutura sustentável na Amazônia Legal e nas regiões Norte e Nordeste.

“O acordo é um passo importante para a obtenção das autorizações internas necessárias para as instituições negociarem os termos finais do contrato de empréstimo externo, o que deverá ocorrer ao longo dos próximos meses”, diz o banco, em nota.

Os recursos poderão ser investidos nos setores de transporte e mobilidade de baixo carbono, gestão de resíduos, soluções de água e saneamento, agricultura e pecuária sustentáveis, produção de alimentos e biomateriais, geração de energia renovável (armazenamento, transporte e distribuição), bioeconomia e infraestruturas sustentáveis, conforme previsto nas políticas operacionais do BNDES.

O acordo também institui os termos para a discussão de um programa de cooperação técnica em biodiversidade, clima, cultura, patrimônio histórico, gênero, diversidade e inclusão social.

As duas instituições firmaram ainda um aditivo ao memorando de entendimento (MoU) assinado pelas partes em outubro de 2023. O documento estabelece novas frentes de cooperação técnica para apoio à agenda de finanças sustentáveis do BNDES, incorporando os temas indústria cultural, economia criativa e iniciativas esportivas. Inclui também novas empresas do Grupo AFD, como a Expertise France e a Proparco.

Fonte: Externa

Compartilhe esse artigo