Blue Origin anuncia volta dos voos espaciais tripulados do foguete New Shepard

O Diretório
por O Diretório
8 Leitura mínima

Desde setembro de 2022, quando apresentou uma anomalia durante um lançamento de carga, o foguete New Shepard, da Blue Origin, ficou mais de um ano parado – até voar novamente em uma missão de carga em dezembro de 2023. Agora, a empresa de Jeff Bezos revelou que o veículo vai voltar a transportar pessoas para fora da Terra.

Em setembro de 2022, o Olhar Digital News exibiu cenas do foguete New Shepard, da Blue Origin, explodindo logo após ser lançado – felizmente, em tripulantes a bordo. Crédito: Blue Origin

O anúncio foi feito na última quinta-feira no X (antigo Twitter), em uma publicação que traz também os nomes e rostos dos seis tripulantes.

Primeiro candidato a astronauta afro-descendente da NASA

Um dos aspectos mais importantes da missão NS-25 (em referência ao 25º voo na contagem geral da Blue Origin) é que um dos passageiros foi o primeiro candidato a astronauta afro-estadunidense da NASA – e que nunca chegou a ir ao espaço.

Dwight era piloto da Força Aérea dos EUA, quando foi anunciado pelo governo Kennedy em 1961 como candidato a astronauta, sendo a primeira pessoa preta com inscrição aceita pela NASA. Ele se formou na Escola de Pilotos de Pesquisa Aeroespacial da Força Aérea, mas não foi selecionado pela agência espacial como astronauta. Em 1966, Dwight deixou a corporação, tornando-se escultor.

A inclusão de Dwight na missão NS-25 é patrocinada pela Space for Humanity, uma organização sem fins lucrativos que financia voos em espaçonaves comerciais. “Ed é uma lenda da indústria, e sua ascensão acima da Linha Karman está muito atrasada”, disse Dylan Taylor, fundador da instituição.

Se você gostou desse post, não esqueça de compartilhar:

Blue Origin vai proporcionar uma das últimas visões de senhora aposentada

Além de realizar o sonho de finalmente ir ao espaço, Dwight pode se tornar a pessoa mais velha a fazer isso. O recorde atual é do ator William Shatner (Capitão Kirk, da série Star Trek), que voou com a Blue Origin em outubro de 2021. Mas, a depender da data do lançamento da missão NS-25, o posto pode ser assumido por Dwight, que atualmente é cerca de uma semana mais velho que Shatner era quando ultrapassou a “fronteira final”.

Por enquanto, ainda não se sabe quando a missão vai decolar, embora a divulgação da tripulação possa sugerir que a Blue Origin planeja realizar o voo em breve.

As outras cinco pessoas que fazem parte da tripulação NS-25 são Mason Angel, um capitalista de risco; Sylvain Chiron, empresário e filantropo francês; Kenneth L. Hess, empreendedor de software; Carol Schaller, contadora aposentada com uma doença degenerativa nos olhos que a motivou a querer ver tudo o que pudesse antes de ficar cega; e Gopi Thotakura, piloto e fundador de um centro de bem-estar nos EUA.

Este será o primeiro voo tripulado do foguete New Shepard desde a missão NS-22, em agosto de 2022.



Fonte: Externa

Compartilhe esse artigo