O presidente dos EUA, Joe Biden, quase apagou a vantagem do ex-presidente Donald Trump, na campanha presidencial dos EUA em meio a sinais de avanços democráticos apesar de dúvidas de que caminho o país vai seguir, segundo uma pesquisa do New York Times.
A vantagem de Biden parece vir de um crescimento de preferência entre os eleitores tradicionais democratas – ele tem conquistado muito mais eleitores do que em 2020. Mas Trump tem conquistado muito mais votos de eleitores antigos que o presidente – 97% ante 83% – mas essa margem tem diminuído. Agora, Biden está conquistando 89% de seus eleitores de 2020 ante 94% de Trump.
A aproximação dos resultados das pesquisas é a mais recente evidência de que a campanha de 2024 será enfrentada com resultados próximos. As duas últimas eleições presidenciais foram decididas por dezenas de milhares de votos em vários Estados, e esta eleição pode ser decidida por números apertados.
A participação dos eleitores que acham que o país está indo na direção errada permanece elevada em 64%. Cerca de 80% dos eleitores ainda consideram as condições econômicas como justas ou pobres, incluindo uma maioria de democratas. E tanto Biden como Trump permanecem impopulares. A maioria dos eleitores acham Biden velho demais e Trump de ter cometido sérios crimes federais.