Por Jeferson Sadocci, diretor corporativo de mercado e cliente da MV
Dias atrás fui à farmácia comprar um remédio e, ao apresentar a receita, a atendente sugeriu que eu comprasse pelo aplicativo, onde o produto seria 20% mais barato. Assim o fiz e retirei no próprio local, me perguntando por que ela havia insistido para eu fazer esse movimento.
A questão é que a transformação digital está acontecendo em todos os setores da economia e a orientação de seu empregador era para estimular o cliente a migrar para o ambiente digital, para fidelizá-lo o mais rápido possível. Foi o que aconteceu: desde então só compro online neste estabelecimento.
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A revolução digital tem afetado todos os aspectos de nossas vidas, e a área da saúde não é exceção. As novas tecnologias vão transformar diversos tipos de trabalho, dando espaço para novas profissões e reposicionando funções, para, no final das contas, dar mais sustentabilidade aos negócios.
Nesse sentido, vemos nos últimos anos uma mudança significativa na forma como hospitais e planos de saúde interagem com seus pacientes e clientes. A jornada digital na saúde, impulsionada por avanços tecnológicos, está oferecendo benefícios substanciais para todas as partes envolvidas.
Ainda assim, o segmento de saúde tem muito a avançar na jornada digital. No Brasil, são poucos os estabelecimentos que já estão 100% digitalizados. A auditoria PwC Brasil e a Fundação Dom Cabral desenvolveram o Índice Transformação Digital, que avalia o grau de maturidade das organizações na jornada para incorporar tecnologias digitais. O índice do setor da saúde é o mais baixo entre os dez segmentos da economia, como varejo, agronegócio, indústria e construção, entre outros.
Justamente o setor de saúde é o que tem mais a evoluir, uma área que estampa os veículos de comunicação diariamente com notícias sobre a pressão do aumento de custos, dificuldade nos repasses e até fechamento das portas por não encontrar uma forma de sustentabilidade.
A sustentabilidade do ecossistema de saúde depende também do desenvolvimento tecnológico das instituições, que precisam contar com ferramentas que vão auxiliar na melhora da performance, na redução de custos desnecessários, na otimização dos recursos humanos e na segurança do paciente, que tem todos os dados de sua jornada mapeados por todos os profissionais envolvidos em seu cuidado.
Mais do que isso, tanto hospitais quanto planos de saúde que aderem à transformação digital apresentam melhoria na eficiência operacional, conferem mais competitividade aos negócios e geram inovação contínua, pois as equipes também ficam mais preparadas para aderir a novos processos e cultura organizacional.
O cliente, em contrapartida, tem acesso facilitado às informações. A jornada digital na saúde coloca informações médicas e de saúde literalmente nas pontas dos dedos dos pacientes. Eles podem acessar resultados de exames, histórico médico, orientações de tratamento e até mesmo agendar consultas e se conectar a médicos por meio de aplicativos e portais online.
Isso proporciona mais autonomia e capacidade de tomar decisões informadas sobre a própria saúde. Sem dúvidas, é um grande atrativo para fidelizar os clientes, que se sentem mais bem atendidos por ter suas perguntas esclarecidas de forma rápida, seu tempo usado de forma otimizada e por ter acesso a seus dados de forma mais rápida e intuitiva.
Em um círculo virtuoso de benefícios para o negócio e para os clientes, a digitalização é mais do que uma tendência; é uma necessidade para hospitais e planos de saúde se manterem relevantes e proporcionarem o melhor atendimento possível aos pacientes. À medida que a tecnologia continua a avançar, é vital que o setor de saúde continue a abraçar a jornada digital e explore novas maneiras de aprimorar a qualidade e a acessibilidade dos serviços de saúde.