Autoridades de Gaza alertaram nesta quinta-feira (4) que doenças estão se espalhando devido ao acúmulo de resíduos e ao transbordamento de esgoto como resultado do bombardeio de Israel.
Em um comunicado no X, o município de Gaza pediu a instituições locais e internacionais “para ajudar a melhorar a saúde e as condições ambientais em Gaza e permitir que o município forneça serviços quase paralisados por completo por causa da guerra de Israel.”
Autoridades de saúde em Gaza têm alertado sobre a crescente ameaça de doenças infecciosas, já que o acesso a alimentos e medicamentos continua impedido.
As Nações Unidas, as agências internacionais de ajuda humanitária e as organizações não governamentais também têm soado o alarme sobre o impacto catastrófico do mau saneamento e do colapso do sistema de saúde em Gaza.
No mês passado, o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) informou que “condições catastróficas de saúde estão impedindo a gestão da doença de milhares de pacientes cronicamente doentes em Gaza.”
Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.
versão original