A astronauta da Nasa, Loral O’Hara retornou à Terra neste sábado (06), após uma pesquisa de seis meses a bordo da Estação Espacial. Ao lado dela, esteve o cosmonauta da Roscosmos, o russo Oleg Novitskiy e a participante do voo espacial Marina Vasilevskaya da Bielo-Rússia.
O trio, que partiu da Estação Espacial a bordo da espaçonave Soyuz MS-24 nesta sexta-feira (05), realizou um pouso seguro com um paraquedas assistido na estepe do Cazaquistão, a sudeste da cidade de do Dzhezkazgan, neste sábado (06), às 04h17, no horário de Brasília.
A cobertura da chegada da tribulação na terra foi transmitida através da NASA+, do aplicativo da NASA , no YouTube e no site da agência espacial. Você pode conferir o momento do pouso aqui:
Watch live as a Soyuz spacecraft carrying @LunarLoral and her crewmates re-enters Earth’s atmosphere and parachutes to landing. Touchdown is expected at 3:17am ET (0717 UTC). https://t.co/nYiekDdVZb
— NASA (@NASA) April 6, 2024
A astronauta foi lançada ao espaço em 15 de setembro de 2023 e completou uma missão de 204 dias no espaço, cobrindo 3.264 órbitas da Terra e 86,5 milhões de milhas. Ela seguiu viagem ao lado dos cosmonautas da Roscosmos, Oleg Kononenko e Nikolai Chub, que permanecerão a bordo da Estação Espacial para completar uma missão de um ano.
Já Novitskiy e Vasilevskaya foram lançados com a astronauta Tracy C. Dyson para a estação a bordo da espaçonave Soyuz MS-25 em 23 de março. O cosmonauta registrou um total de 545 dias no espaço em quatro voos espaciais e a bielo-russa passou 14 dias no espaço como parte de seu primeiro voo espacial.
Por sua vez, Dyson permanecerá a bordo da estação para uma missão de pesquisa de seis meses.
Apoiando a campanha Artemis da Nasa, a missão de O’Hara ajudou a preparar a exploração da Lua e a construir as bases para missões tripuladas a Marte. Ela trabalhou em atividades científicas a bordo da Estação Espacial, incluindo investigação de saúde cardíaca, tratamentos de câncer e técnicas de fabricação espacial durante sua estadia a bordo do laboratório orbital.
Após os exames médicos pós-pouso, a tripulação retornará à cidade de recuperação em Karaganda, no Cazaquistão. Depois disso, O’Hara embarcará em um avião da Nasa com destino ao seu retorno ao Johnson Space Center, em Houston, nos Estados Unidos.
*Com informações de Aline Oliveira, da CNN