A Amazon disse que investiu mais de R$ 30 bilhões no Brasil desde que começou a operar em território brasileiro, em 2012. Os dados são do relatório “De A a Z – Os impactos da Amazon no Brasil” divulgado nesta terça-feira (16).
Segundo a empresa, os investimentos envolvem criação de empregos, construção de espaços, cultura e entretenimento. No lado da empregabilidade, a gigante da tecnologia afirma empregar direta e indiretamente cerca de 18 mil pessoas por aqui.
Em 2023, o site da Amazon chegou a marca de 78 mil vendedores, uma alta de 53% no período. Desses 78 mil comerciantes brasileiros, 99% são de pequenas e médias empresas. Apenas 1% do fluxo está ligado a grandes companhias, como Samsung.
A empresa também planeja expandir os seus centros de distribuição e suas operações ao redor do país. O presidente da empresa no Brasil, Daniel Mazini diz que grande parte da “fidelização do cliente” passa pela velocidade na entrega dos produtos e a oportunidade de benefícios como o “frete grátis”
Mazini também afirmou que a ideia da Amazon é aumentar o polo de distribuição já existente no Recife, para acomodar a demanda da região.
Planos para o futuro?
Quando questionado sobre quais rumos de investimento a Amazon deve tomar, Daniel Mazini desconversa. “Não falamos dos números do futuro, apenas o presente”.
Por sinal, Mazini diz que não há planos da Amazon, no momento, para a cobrança no compartilhamento de senhas no Prime Video – diferente de concorrentes como Netflix, Disney+ e Max.
A empresa também prometeu que todas suas operações serão feitas com energia renovável a partir do ano que vem.
*Sob a supervisão de Larissa Coelho